Inchaço e vermelhidão: Globo crava +1 interdição da Anvisa contra creme dental nº1 da Colgate em 2025

Globo confirma nova interdição da Anvisa contra o creme dental número um da Colgate em 2025; Veja os detalhes

03/05/2025 14h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa - Globo - Colgate (Foto: Reprodução)

Globo confirma nova interdição da Anvisa contra o creme dental número um da Colgate em 2025

O creme dental mais vendido da Colgate em 2025 sofreu nova interdição da Anvisa após consumidores relatarem inchaço e vermelhidão logo após o uso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi confirmada pela TV Globo, que destacou o aumento das restrições aplicadas pela agência ao longo do ano.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do G1 da Globo, detalha agora decisão da Anvisa contra creme dental da Colgate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interdição da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Colgate Total Clean Mint após a própria fabricante retirar o recurso que havia suspendido a medida anterior.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa e Colgate (Reprodução – Internet)

A interdição, inicialmente decretada em 27 de março de 2025, foi retomada em 30 de abril, conforme comunicado oficial da Anvisa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, a decisão visa proteger a saúde pública diante de relatos de reações adversas associadas ao uso do produto.

Colgate

A formulação do Colgate Total Clean Mint, lançada em julho de 2024, substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho como agente ativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, embora o fluoreto de estanho seja reconhecido por seus benefícios antimicrobianos e anticárie, a Anvisa recebeu notificações de consumidores relatando efeitos colaterais após o uso do produto.

Além disso, os sintomas relatados incluem lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação ou ardência, inflamação gengival e edema labial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa interdita creme dental da Colgate (Foto: Divulgação / Site da Marca)
Anvisa interdita creme dental da Colgate (Foto: Divulgação / Site da Marca)

Contudo, esses efeitos têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.

Principais reações adversas relatadas:

  • Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de dormência (lábios/boca);
  • Irritações gengivais.

Resposta da empresa

Em resposta às preocupações, a Colgate afirmou que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente utilizado em cremes dentais ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a empresa reconhece, porém, que uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.

Nessas situações, recomenda que os consumidores interrompam o uso do produto.

Denúncias alegam que a Colgate Total Prevenção Ativa causam lesões da região bucal (Foto Reprodução/Montagem/O Tempo)
Denúncias alegam que a Colgate Total Prevenção Ativa causam lesões da região bucal (Foto Reprodução/Montagem/O Tempo)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para denunciar produtos ou serviços à Anvisa, acesse o sistema e-Notivisa pelo site enotivisa.anvisa.gov.br.

Em seguida, preencha o formulário detalhando o problema e, se possível, anexe evidências como fotos ou documentos. Para outras manifestações, utilize a plataforma Fala.BR.

CONCLUSÃO 

Por fim, a reinterdição do creme dental Colgate Total Clean Mint destaca a importância da vigilância contínua sobre produtos de uso diário. Além disso, a necessidade de respostas rápidas diante de potenciais riscos à saúde pública.

Porém, enquanto as investigações prosseguem, é fundamental que consumidores estejam atentos às orientações das autoridades sanitárias. E que fabricantes colaborem plenamente para garantir a segurança de seus produtos.

Veja também matéria especial sobre: Abacaxi e laranja: Descoberta da ANVISA traz alerta emergencial sobre 2 frutas populares no Brasil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.