“Morte”: Jornal da Globo é paralisado com decreto URGENTE da ANVISA contra remédio popular que abala farmácias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

27/05/2024 11h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa, logo da Globo e mulher segurando remédios (Fotos: Reproduções / Internet / GloboPlay / Freepik)

No dia 20 de maio deste ano, Mário Bonella paralisou o Bom Dia ES, da Globo, com um decreto da Anvisa contra remédio popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apresentador atualizou as informações sobre o decreto da Anvisa devido aos riscos à saúde dos consumidores.

Em suma, Mário Bonella repercutiu as novas regras rigorosas para dificultar a venda de remédios para dormir com a substância ativa do zolpidem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Anvisa aprovou novas regras limitando e dificultando a venda para remédios para dormir”, iniciou o âncora da Globo.

A agência tomou a medida devido aos efeitos colaterais dos remédios populares. Mas, poucos sabem sobre o assunto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Atenção com remédios para dormir. Os efeitos colaterais vão desde alterações de memória à morte por parada respiratória”, diz o GC do jornal.

Em seguida, o repórter Paulo Ricardo revelou que a medida ocorre principalmente pelo medicamento zolpidem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O zolpidem é um agente hipnótico indicado no tratamento da insônia de curta duração, por dificuldades em adormecer e/ou manter o sono.

“Essas regras são especificas para o zolpidem e qualquer medicação que tem a substância ativa do zolpidem”, afirmou repórter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O medicamento é de fácil acesso para os consumidores, mas possuem muitos efeitos colaterais, como a alteração de comportamento, esquecimento, agressividade e outras.

Mário Bonella e Fabíola de Paula no Bom Dia ES  (Foto: Reprodução / Globo)
Mário Bonella e Fabíola de Paula no Bom Dia ES (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

De acordo com o portal do Governo Federal, qualquer medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio de Notificação de Receita B (azul).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A receita tipo B exige que o médico seja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária.

A Anvisa determinou novas regras para os medicamentos que contém zolpidem devido ao fácil acesso dos consumidores em farmácias.

A agência determinou que as farmácias poderão vender o medicamento, incluindo aqueles com embalagem com tarja vermelha, até o final do seu prazo de validade, mediante a apresentação de Notificação de Receita B, em cor azul.

Remédio Zolpidem (Foto: Reprodução / Globo)
Remédio Zolpidem (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa faz a proibição de diversos produtos amados pelos brasileiros. Mas, poucos sabem qual é o papel da instituição.

De acordo com o portal do Governo Federal, o objetivo da Anvisa é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.