Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil

Globo confirma decreto de interdição efetuada pela ANVISA contra estabelecimento nº1 das mulheres em todo país e alerta de risco de câncer é dado
Com a chegada do verão é natural que alguns métodos de embelezamento cheguem com tudo, ainda mais entre as mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, meses antes da estação cresce a procura por métodos de bronzeamento, uma alternativa popular que promete uma pele bronzeada sem que haja uma exposição direta ao sol.
No entanto, essa prática, vista como queridinha e nº1 de mulheres que buscam esse resultado, é proibida no Brasil desde 2009 pela ANVISA e ainda permanece em foco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interditadas
Falando nisso, a partir de informações do G1, da Globo, a equipe especializada em fiscalização de serviços do TV Foco, constatou uma ação da ANVISA.
Nesta primeira semana de novembro contra 2 fabricantes clandestinos de câmaras de bronzeamento, localizados na Grande São Paulo
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além disso, a decisão de proibir o uso desses equipamentos para fins estéticos baseia-se em evidências científicas que apontam para os graves riscos à saúde, incluindo o desenvolvimento de câncer de pele.
Principais pontos da operação da Anvisa:
- Interdição de equipamentos: Aproximadamente 30 câmaras de bronzeamento foram interditadas em empresas de Arujá e Guarulhos, que operavam sem a autorização sanitária exigida pela ANVISA;
- Irregularidades sanitárias: Além disso, foram identificadas infrações como a ausência de alvará sanitário e a falta de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE);
- Riscos à saúde: A Anvisa reforça que a ação visa garantir o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 56/2009, cuja qual proíbe o uso desses equipamentos devido aos significativos riscos à saúde ditos acima;
- Operação conjunta: A ação contou com a participação do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) de São Paulo.
Mais sobre a proibição
Conforme dito acima, a proibição do bronzeamento artificial no Brasil remonta a 2009, quando a Anvisa determinou a vedação da prática com base em estudos internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, um levantamento da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), identificou um aumento de 75% no risco de desenvolvimento de melanoma em indivíduos que realizam o procedimento antes dos 35 anos.
Uma pesquisa, publicada na Lancet Oncology, classificou os equipamentos de bronzeamento como substâncias altamente cancerígenas, pertencentes ao grupo 1, junto ao gás mostarda e ao arsênio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, a ANVISA segue atuando na fiscalização para impedir que práticas irregulares coloquem em risco a saúde dos brasileiros que, atraídos pelo apelo estético, ainda acreditam no bronzeamento como uma alternativa palpável.

Fabricantes clandestinos de câmaras de bronzeamento foram interditadas (Foto Reprodução/Globo)

Fabricantes clandestinos de câmaras de bronzeamento foram interditadas (Foto Reprodução/Globo)

A prática é proibida desde 2009 (Foto Reprodução/Globo)
Como conquistar um bronze de forma mais saudável, mesmo no inverno?
Diante da determinação da ANVISA, fica o questionamento: Será que é possível se bronzear de forma saudável sem dias de sol intenso?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Felizmente a resposta para essa pergunta é SIM! Inclusive, existem métodos naturais para obter esse bronze tão desejado, mesmo antes do verão.
De acordo com a Panvel, você consegue isso através de:
- Suplementos e alimentos ricos em betacaroteno:
O betacaroteno pode ser convertido pelo corpo em vitamina A e é encontrado em diversos tipos de alimento, como frutas e vegetais:
Alguns alimentos ricos em betacaroteno são:
- Cenoura
- Acerola
- Abóbora
- Mamão
- Manga
- Batata-doce

Embora esses alimentos não façam milagre sozinhos, eles contribuem para manter o bronzeado por mais tempo, uma vez que aceleram a resposta da melanina.
- Produtos autobronzeadores:
Atualmente, há diversas opções de produtos autobronzeadores para garantir o bronzeado o ano todo.
Com a variedade de itens disponíveis, você pode escolher produtos em creme, gel ou mousse, de acordo com a sua preferência de textura.
Além disso, há modelos diferentes no mercado. Alguns bronzeiam instantaneamente ou depois de algumas horas.
Alertas extras:
MAS ATENÇÃO! É recomendável testar o autobronzeador em uma pequena parte do corpo pelo menos 24 horas antes de usá-lo, a fim de evitar alergias.
Além disso. mesmo que o objetivo seja manter o bronzeado, o filtro solar também é item indispensável, inclusive durante o inverno e em dias nublados ou chuvosos.
Os filtros protegem contra os raios UVA e UVB, além de evitarem envelhecimento precoce, manchas, doenças de pele e câncer.
Para mais informações sobre proibições da ANVISA e alertas, clique aqui*
Considerações finais:
A ANVISA interditou câmaras de bronzeamento em São Paulo por oferecerem risco de câncer de pele.
Apesar de ser uma prática popular entre mulheres, o bronzeamento artificial é proibido no Brasil desde 2009.
A agência alerta para os graves danos à saúde causados por essa prática. Além disso, existem métodos mais seguros para obter um bronzeado, como alimentos ricos em betacaroteno e autobronzeadores.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.