Carne podre e com cloro: Globo confirma interdição da ANVISA contra açougue popular nº1 de SP

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/07/2024 17h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo da Anvisa, açougue e pessoas com nojo (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

No dia 22 de abril deste ano, o jornal da Globo, mais conhecido como G1, fez um comunicado sobre a interditação da Anvisa contra um açougue popular de São Paulo. Nesta terça-feira, 16, iremos relembrar o assunto, que gerou choque por conta das carnes podres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diariamente, milhares de brasileiros precisam ir até o açougue para comprar os alimentos básicos. Mas, nem sempre, o local respeita todas as regras da Vigilância Sanitária. Como foi o caso que ocorreu em Bertioga, no litoral de São Paulo.

Sem revelar o nome do estabelecimento, o açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, que atua na fiscalização das normas da Anvisa. A medida ocorreu após denúncias de clientes do estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As carnes impróprias para o consumo podem trazer uma série de riscos à saúde do consumidor. Por exemplo, uma carne em decomposição tem um aumento na proliferação bacteriana, que podem gerar infecções gastrointestinais, dor de cabeça, vômitos e outros, segundo o portal O Tempo.

O vídeo, obtido pelo G1, traz a denúncia de que o estabelecimento ‘misturava’ carnes estragadas e as vendia aos clientes. O conteúdo, supostamente gravado por uma pessoa que trabalhava no local, mostra que os funcionários misturam as carnes ‘passadas’ e ainda os alimentos sendo arrastados em caixas pelo chão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, diz o homem no vídeo, que está borrado.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

O suposto funcionário alega que os funcionários possuem manobras para deixarem o aspecto das carnes e linguiças melhores, mesmo após estarem estragadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os funcionários seriam aconselhados a lavar peças de carne com cloro para que fiquem com o aspecto saudável, enquanto na linguiça era só adicionar o sal.

“Quando a linguiça começa a ficar ‘passada’, ela fica melada e apresenta um odor terrível. Jogamos sal, lavamos, colocamos na câmara fria e, quando diminui bem a temperatura, [ela] sai como se estivesse nova, porém, pronta para dar problema em quem a consumir”, finalizou o homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o vídeo, a Vigilância Sanitária no local e encontrou uma série de irregularidades. Foram lavrados quatro autos de infrações [tipos de documentos de caráter punitivo], sendo dois deles para inutilizar cerca de 100 kg de produtos, outro para interdição do estabelecimento, e por fim um termo de determinação técnica para adequações.

PRONUNCIAMENTO

O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. Mas, não há informações sobre o nome do açougue. Desse modo, não há como saber se a empresa realizou um pronunciamento sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o espaço permanece em aberto para que a empresa possa expor sua versão dos fatos.

Por fim, segundo informações da Globo, o açougue foi reaberto no dia 24 de abril deste ano. Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que o local será monitorado semanalmente por inspeção sanitária.

Como saber se o produto tem registro na Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.