Alerta máximo: Globo confirma retirada da Coca-Cola de mercados às pressas por substância tóxica em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Globo confirma retirada de Coca-Cola em supermercados de país após descoberta tóxica (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo/Coca-Cola)

Grande recall de produtos da Coca-Cola é realizado em país após a detecção de níveis elevados de clorato, um potencial risco à saúde

Nesta última segunda-feira (17), a Globo, através do seu portal O Globo, confirmou uma grande retirada de produtos da Coca-Cola, as quais foram realizadas na Europa, após a detecção da presença de uma substância altamente tóxica, o que levantou um alerta máximo entre todos os mercados e consumidores locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa iniciou o recall às pressas após detectar níveis elevados de clorato em bebidas produzidas em sua unidade na Bélgica.

Diante dessas informações, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz um parâmetro completo do ocorrido, se a medida afetou o Brasil e as medidas tomadas para sanar o problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coca-Cola realizou um grande Recall na Bélgica (Foto Reprodução/BBC)

O incidente:

O incidente afetou as latinhas bem como as garrafas de vidro da:

Os lotes afetados estão identificados pelos códigos de produção de 328 GE a 338 GE, os quais entraram em circulação desde novembro de 2024.

A Coca-Cola Europacific Partners Belgium, empresa engarrafadora e responsável pelas operações na região, confirmou que a retirada de produtos está em andamento em países como:

Coca-Cola Europacific Partners Belgium se pronunciou sobre o ocorrido (Foto Reprodução/site oficial)

Declarações da Coca-Cola:

Em uma declaração à AFP, a companhia solicita que, embora não tenha números exatos, é claro que a quantidade de produtos afetados seja específica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria já foi retirada dos pontos de venda e medidas são tomadas para retirar os itens restantes que permanecem no mercado.

Ainda de acordo com a Coca-Cola Europacific Partners Belgium, o problema foi identificado durante os testes de controle de qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a empresa explicou que esses controles ajudaram a detectar a presença de clorato em níveis acima do recomendado.

Para quem não sabe, a substância é um subproduto do uso de desinfetantes à base de cloro, comumente usado no tratamento de água e no processamento de alimentos.

Apesar de sua presença em níveis elevados ser uma preocupação, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) afirma que, mesmo em concentrações mais altas, a ingestão diária de clorato dificilmente ultrapassaria o limite recomendado para todas as faixas etárias.

Orientação:

A Coca-Cola Europacific Partners Belgium orientou os consumidores a não consumirem os produtos afetados e devolvê-los aos pontos de venda para obter reembolso.

Além disso, a empresa enfatizou seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos, garantindo que está colaborando com as autoridades de saúde para investigar o incidente e tomar as medidas preventivas.

Essa situação da Coca-Cola afetou o Brasil?

É bom deixar claro que, até o momento, a situação afetou somente a distribuição dos produtos na Europa, ou seja, não houve alerta para as produções feitas em solo brasileiro.

No entanto, os consumidores brasileiros devem ficar atentos a novas informações divulgadas pela empresa e pelas autoridades locais para assegurar ainda mais a segurança dos produtos adquiridos.

A Coca-Cola sempre manteve uma postura impecável e transparente diante de incidentes (Foto Reprodução/Internet)

Compromisso impecável da Coca-Cola

É importante destacar que a Coca-Cola, ao longo desses anos, sempre se pronunciou prontamente sobre questões de segurança alimentar.

Por exemplo, de acordo com a Folha de S.Paulo, ainda em 2001, a empresa anunciou um recall de 700 mil garrafas de Fanta-Pomelo na Bélgica devido a alterações na cor e sabor do produto, garantindo que a ingestão não causava danos à saúde.

Sendo assim, apesar do incidente, a marca sempre procura ter uma postura ética e transparente para com seus consumidores, mantendo assim a sua liderança no segmento nesses 133 anos de existência.

Em quantos países a Coca-Cola atua?

De acordo com o portal da Coca-Cola Company, mais de 2,1 bilhões de doses das suas bebidas são servidas em mais de 200 países e territórios por dia.

E conta com cerca de 700.000 colaboradores e os mais de 225 engarrafadores parceiros que ajudam a fornecer bebidas refrescantes em todo o mundo.

Mas, para saber um pouco mais sobre a Coca-Cola, clique aqui*.

Considerações finais:

Em suma, a Coca-Cola realizou um grande recall de produtos na Europa após detectar níveis elevados de clorato, um potencial risco à saúde.

A empresa retirou os produtos de países como Holanda, Alemanha e Reino Unido. No entanto, ela reforçou seu compromisso em tomar todas as medidas cabíveis e a cooperar com as autoridades fiscalizadoras.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile