Globo é investigada e intimada pelo Ministério Público por causa de ‘boneco racista’

Três semanas depois da estreia do “BBB 16”, o polêmico ‘boneco esponja racista’ voltou a virar assunto. Mas desta vez quem se manifestou foi Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, que está investigando o caso e intimou a Globo a prestar esclarecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro instaurou procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial pela Rede Globo de Televisão devido à utilização de um boneco de estética negra como esponja de lavar louças no Programa Big Brother Brasil 16”, diz o MPF.
Ainda segundo o Ministério Público do Rio, diversas representações contra a emissora foram recebidas na Seção de Atendimento ao Cidadão, sob a alegação de que “o objeto reforça um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço e contribui para ofender a imagem do negro no país”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ “A Regra do Jogo”: Tóia tenta matar Romero com faca e fica na mira de Atena
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Com a repercussão popular sobre o caso, a Globo manifestou-se publicamente afirmando que não tem a intenção de retirar o utensílio do reality. Diante da situação, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro enviou ofício ao canal carioca, intimando-o a prestar esclarecimentos.
A polêmica do boneco
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, a polêmica do boneco surgiu ainda no dia 19, horas antes da estreia do reality. Tudo começou quando o utensílio foi mostrado no “Mais Você”. Na ocasião, o ‘boneco racista’ causou revolta dos internautas.
+ Gugu aumenta audiência em 140% e chega a 15 pontos em reestreia na Record
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.