
A TV Globo enfrenta crise de audiência (Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo Globo tem tentado a todo custo conter a crise de audiência e de captação de verbas publicitárias que vem enfrentando nos últimos anos e nega veementemente as informações veiculadas na imprensa especializada em televisão sobre o assunto. No entanto, nos últimos tempos a empresa pertencente a família Marinho tem dispensado grandes nomes da teledramaturgia brasileira, cortado salários de outros e agora passa a mexer, inclusive, no setor de jornalismo.
De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, do site “Notícias da TV“, a Globo continua dando sequência a um processo de “despejotização” dos altos salários da casa, ou seja, tem dado continuidade a um processo iniciado pela empresa de acabar com os contratos de pessoa jurídica, PJ, e tem optado pela CLT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Globo decreta saída de William Bonner do Jornal Nacional e surpreende com substituto
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o site, a Globo, que começou esse processo com seus jornalistas do Rio de Janeiro, agora está implantando as medidas com os profissionais de comunicação de São Paulo, e já convocou repórteres e executivos com contratos de PJ para renegociar seus vínculos – a priori, a Globo não propôs redução nos salários.
Globo passa por reestruturação (Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da Globo ter consentido em manter os salários atualmente recebidos por esses profissionais, tais jornalistas ficaram desconfortáveis como a proposta, que teria sido visto como uma imposição da emissora – algo do tipo, ou aceita as novas regras, ou poderão ficar sem contrato com o canal.
Pior: ao assinar um contrato de pessoa jurídica, esses profissionais, além de fixarem um salário com a Globo, também determinam contrato de anos com a emissora que, no caso de quebra, resultará em uma multa rescisória bem maior do que, na condição de celetista ter direito a um único salário de aviso prévio. Por fim, ao terem suas carteiras assinadas, esses profissionais passam a ganhar menos, pois arcaram com descontos na folha de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acho isso escandaloso. A emissora está nos obrigando a aceitar uma mudança para se livrar de multa e processo na Justiça”, teria dito um profissional de jornalismo da Globo ao “Notícias da TV”.
Ao site, a Globo informou que “as mudanças implementadas não têm como objetivo a redução de remuneração, e nem tampouco resultaram em qualquer prejuízo aos talentos (do jornalismo da emissora)”, afirma. “(As mudanças) são decorrentes da reestruturação que prepara a empresa para os desafios do futuro”, completou.