Atenção: Informe da Globo comunica idosos que precisam fazer a prova de vida no INSS

INSS realiza a prova de vida através do cruzamento de dados, mas em alguns casos pode pedir aos beneficiários para atualizarem dados

05/11/2025 9h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosa pensando e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Jornal da Globo esclarece dúvidas sobre a prova de vida do INSS

Nesta segunda-feira, 03, o Jornal Extra, da Globo, trouxe esclarecimentos sobre principais dúvidas de aposentados e pensionistas do INSS. Entre elas, quais beneficiários necessitam fazer a prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, desde o ano de 2023, o INSS é responsável por realizar a prova de vida através do cruzamento de dados com bases governamentais, ou seja, o beneficiário não possuí obrigação de se dirigir ao banco ou a agência para comprovar que está viva.

No entanto, em alguns casos, o INSS convoca aposentados e pensionistas para atualizar seus dados cadastrais, que estão desatualizados nos sistema do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do Jornal Extra, da Globo, em outubro, o Instituto convocou cerca de quatro milhões de beneficiários para atualizarem seus dados.

Apesar do alto número, é importante lembrar que o instituto paga aproximadamente 40 milhões de benefícios, ou seja, apenas uma pequena parcela foi chamada.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A medida ocorreu pela falta de localização dos cadastros desses beneficiários nas bases governamentais.

Desse modo, quem recebeu o aviso deve confirmar seus dados realizando a biometria facial pelo aplicativo Meu INSS ou comparecendo a uma agência bancária com um documento de identificação com foto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, vale ressaltar: o INSS realiza a convocação por meio de extrato bancário.

O instituto não envia servidores, não utiliza SMS ou chamadas telefônicas para realizar a comprovação de vida, ou seja, esses casos são golpes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é a Prova de Vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório, como estabelecido na Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, para

A medida ocorre para comprovar que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.

Desse modo, desde 2023, o INSS realiza o procedimento. Porém, segundo informações do portal do Governo Federal, os beneficiários podem realizar o recadastramento anual pelo Meu INSS ou em agências bancárias, caso queiram.

Como o INSS faz o batimentos de dados?

O cruzamento de dados ocorre com outras bases do governo federal, como registros de vacinação do SUS, emissão de RG e passaporte, declaração do Imposto de Renda, participação em eleições e mais.

Como saber se minha prova de vida foi realizada?

Por fim, para saber se a prova de vida está em dia, o beneficiário poderá acessar o aplicativo ou site do Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.