Globo faz alerta urgente para segurados do INSS não perderem benefício

Bom Dia Cidade, da EPTV, afiliada da Globo, traz alerta urgente para que beneficiários não percam benefício do INSS por mudança

30/04/2025 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do INSS e da Globo (Fotos: Reproduções / Internet / GloboPlay)

Jornal da Globo traz alerta sobre benefício do INSS e mudança

Nesta quarta-feira, 30, traremos detalhes sobre o quadro “Pode Perguntar”, do Bom Dia Cidade, da EPTV, afiliada da Globo, envolvendo um alerta urgente para segurados do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 15 de janeiro de 2025, o quatro reforçou as novas regras envolvendo o INSS para que os segurados não percam o benefício.

Mas, afinal, o que aconteceu?

O quadro conversou com a advogada Aline Oliveira para esclarecer as maiores dúvidas sobre as regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício, pago através do INSS, garante um salário mínimo para para idosos com 65 anos ou mais de baixa renda e pessoas com deficiência.

Mudanças no benefício do INSS

No ano de 2025, o BPC passou por algumas mudanças, fato que deixa os beneficiários com dúvidas sobre o que pode ou não cortar o benefício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por exemplo, desde 1º de setembro de 2024, a Portaria Conjunta MDS/INSS nº 28 estabeleceu a obrigatoriedade de registro biométrico para todos os requerentes do benefício assistencial.

Desse modo, o telespectador Gabriel questionou: “Recebo Benefício de Prestação Continuada e agora ouvi falar que é obrigatório o cadastramento biométrico. É verdade? Como realizar para não perder meu benefício?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não perder o benefício

Em seguida, Aline Oliveira ressaltou que o registro biométrico é obrigatório, caso o assegurado não o faça, o mesmo poderá perder o BPC.

“No ano passado, nós tivemos uma legislação que estabeleceu a obrigatoriedade de ter o cadastro biométrico, sob a pena de realmente ter o benefício suspenso. Quem recebe o BPC precisa entrar no portal do INSS e precisa avaliar se está essa pendência”, disse a advogada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, Aline Oliveira ressaltou que os beneficiários também devem cadastrar o CadÚnico a cada dois anos para não perder o benefício.

Aline Oliveira no Bom Dia Cidade (Foto: Reprodução / EPTV, afiliada da TV Globo)
Aline Oliveira no Bom Dia Cidade (Foto: Reprodução / EPTV, afiliada da TV Globo)

Biometria

A biometria será solicitada a partir do registro nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral (TSE) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses documentos precisam ter a biometria cadastradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso de idosos ou pessoas incapacitadas em que não for possível coletar a biometria, o mesmo deverá ir até uma agência do iNSS para atualizar os dados.

Benefício de Prestação Continuada é voltada aos idosos 65+ e pessoas com deficiência (Foto: Reprodução/ Internet)
Benefício de Prestação Continuada – BPC (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

Em suma, a advogada Aline Oliveira ressaltou que beneficiários do BPC devem ter sua biometria cadastrada no INSS para receber o benefício.

Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.

Como falar diretamente com atendente do INSS?

Para falar com um atendente do INSS, basta ligar no número 135. Mas, lembre-se, o instituto não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.