Durante ditadura militar e após infarto de protagonista, novelas inéditas já deixaram de ser exibidas na Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/03/2020 11h32

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
A Globo já deixou de exibir novelas inéditas em sua programação (Foto: reprodução/Globo)
Roque Santeiro e Sol de Verão já tiveram que ser subsistidas por reprises na Globo (Foto: reprodução/Globo)

Roque Santeiro e Sol de Verão já tiveram que ser subsistidas por reprises na Globo (Foto: reprodução/Globo)

A maior emissora do país já teve alguns problemas no núcleo da teledramaturgia, e deixou de exibir novelas inéditas algumas vezes ao longo de sua história

Na última segunda-feira (16) a Rede Globo chocou a todos ao divulgar que paralisaria todo seu núcleo de teledramaturgia devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todas as novelas que estão sendo exibidas na emissora de forma inédita serão paralisadas, e reprises tomarão seus lugares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Amor de Mãe’ dará lugar à reprise de ‘Fina Estampa’, de 2001 e ‘Salve-se Quem Puder’ será trocado pela exibição de ‘Totalmente Demais’, grande sucesso de 2016. ‘Éramos seis’ e ‘Malhação – Toda forma de amar’ continuarão na grade da emissora, pois estão prestes a terminar e já contam com todos os capítulos gravados, mas em seguida também serão substituídos por reprises.

Mas se engana quem pensa que essa é a primeira vez em que a emissora de Roberto Marinho fica sem novelas inédias em sua programação, apesar de ser a primeira vez na história em que todas as obras serão reprises, em anos passados algumas obras já reprisaram em horário nobre. Veja:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cachorro abandonado, turistas indignados e Dona Florinda afogada: Tudo sobre Chaves em Acapulco que você não sabia

Roque Santeiro

Em 1975, no auge da ditadura militar no Brasil, a Rede Globo estava prestes a estrear sua novela no horário nobre.  ‘Roque Santeiro’ iria substituir a trama ‘Escalada’, mas justamente no dia de sua estréia, a emissora recebeu um oficio do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), censurando a novela.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para o regime da época, a novela era uma maneira de enganar os militares e exibir uma versão adaptada de ‘O Berço do Herói’, que também havia sido censurada. Como a emissora não iria desacatar a ordem do governo, eles resolveram reprisar ‘Selva de pedra’, de 1972, até o problema ser solucionado.

Personagens de Roque Saneiro (Foto: reprodução/Globo)

Personagens de Roque Saneiro (Foto: reprodução/Globo)

Sol de verão

Em  1983, Sol de Verão teve que ser encurtada e durou apenas dois meses, por um motivo totalmente triste e inusitado: o protagonista da trama de Manoel Carlos, o ator Jarder Filho, teve um infarto fulminante. Em seguida, a reprise de e ‘O Casarão’, de 1976 foi escalada para ser reprisada como substituta em forma compacta, com apenas 18 episódios até que a próxima novela pudesse ser gravada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encarte do CD internacional da trilha sonora de Sol de Verão (Foto: reprodução)

Encarte do CD internacional da trilha sonora de Sol de Verão (Foto: reprodução)

Lembra do Felipe de ‘Coração de Estudante’? Respire fundo, pois, o jeito como ele está hoje é de tirar o fôlego

Cabocla

Sucesso absoluto na Globo, Cabocla é uma novela do renomado autor Benedito Ruy Barbosa, feita em 1979. Na época, a emissora cogitou estender a obra e chamou então seu criador para lhe fazer a proposta, esperando que ele fosse aceitar e continuar escrevendo novos capítulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, ele acabou recusando continuar com o enredo, e isso fez com que a emissora tivesse que reprisar às pressas um compacto de ‘Escrava Isaura’, enquanto a próxima trama das 18h não ficava pronta.

Ameaças do sindicato

Após exibir Sinhá Moça, em 1986, a Globo ficou incríveis três meses sem levar uma obra inédita ao ar, no horário das 18h. Isso aconteceu devido à ameaçadas que a emissora sofreu, vindas do o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro, que reivindicavam direitos, e quase fizeram com que o clássico horário de novelas fosse extinto. Durante esse tempo foi exibido uma versão de ‘Locomotivas’, de 1977.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista formado nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado em minha rede social @aarontura no Instagram

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.