
Isis Valverde (Rita) e Dandara Mariana (Marilda) nas gravações de “A Força do Querer”
(Foto: Globo/Estevam Avellar)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De Belém, no Pará, a equipe de “A Força do Querer” partiu para Manaus, Amazonas, onde ficará até a segunda semana de fevereiro. Em um vilarejo, a uma hora de barco da Capital, com apenas 250 habitantes, estão sendo gravadas as cenas da fictícia Parazinho. Vila de Acajatuba, que pertence ao município de Iranduba, tem oito comunidades e uma delas, a Perpétuo Socorro, foi a escolhida como locação. Praticamente todos os habitantes do lugar estão participando das cenas. Marlene Alves produz artesanatos com produtos locais, como sementes de açaí e morototó, que estão sendo utilizados em cena. “Aqui a gente vive do artesanato, da pesca e da agricultura. Plantamos principalmente mandioca, abacaxi e batata. Estamos muito felizes em sermos representados na TV. Os turistas vêm aqui, conhecem nossa cultura, mas nunca imaginamos um dia estar numa novela”, contou orgulhosa a moradora de Acajatuba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Bruna Linzmeyer revela tatuagem em local polêmico e é escorraçada: “Desnecessária”
+Emilly Araújo ostenta viagem de luxo e tem real situação financeira revelada: “Foi desmascarada”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lutando contra doença incurável: Ator mirim de ‘A Força do Querer’ está longe da TV e irreconhecível aos 22 anos
● Terror da Honda Pop 100: Yamaha chega com pés na porta com lançamento de moto mais barata em país
● Estado terminal: O âncora do Jornal Nacional que perdeu a luta contra doença e passou últimos dias em retiro
Os atores cujos personagens vivem em Parazinho – Isis Valverde, Marco Pigossi, Tonico Pereira, Zezé Polessa, Dandara Mariana e Eline Porto, entre outros – precisaram absorver bastante a cultura local e gravam por lá muitas cenas, durante muitos dias. Zezé Polessa, Dandara Mariana e Isis Valverde ficaram hospedadas na Vila, em uma pousada. “Queria sentir como é realmente morar aqui, além de economizar tempo de viagem de barco para estudar. Estou aprendendo todas as gírias locais, já tinha feito uma grande pesquisa no Rio”, contou Zezé.
No centro do vilarejo existe uma igreja pequena, com toda a simplicidade e beleza das construções de Interior, onde estão sendo gravados eventos importantes da trama e tradicionais na região Norte, como a procissão do Círio de Nazaré e a festa do Carimbó, uma dança típica da região. “Fizemos algumas interferências na igreja, para deixá-la ainda mais encantadora. Construímos um oratório e decoramos os azulejos da fachada, sempre com a orientação e ajuda dos moradores. Para a festa do Carimbó produzimos as fitas coloridas e as gambiarras de luz, tudo bem artesanal, como acontece mesmo no Interior”, descreveu a cenógrafa da novela, Cristiane Lobato. Já a equipe de figurino precisou produzir dezenas de saias que as mulheres usam para dançar o Carimbó. “Cada saia tem 14 metros de pano para dar o efeito esperado quando as moças se movimentam durante a dança”, explica a figurinista Natalia Duran. O trabalho da produção de arte também é intenso nesses grandes eventos da novela. “Só para o Círio vamos trazer vários barcos, montar barraquinhas com artesanatos e os artigos religiosos, além dos ex-votos, presentes dados pelos fiéis ao santo de devoção como agradecimento pela graça alcançada”, explica a produtora de arte Mirica Viana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com previsão de estreia para o dia 03 de abril, “A Força do Querer” é uma novela de Glória Perez, com direção artística de Rogério Gomes. Na trama, os caminhos de diferentes personagens se cruzam quando suas trajetórias pessoais os levam ao limite, fazendo-os ultrapassar seus horizontes, desafiar barreiras e vencer conflitos. Nesse percurso, a força do querer de um afeta a força do querer do outro, determinando, assim, os rumos inesperados desta história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE