
Dony de Nuccio, Merval Pereira, Cristiana Lôbo, Renata Lo Prete, Gerson Camarotti e Eduardo Grillo, no estúdio da “Central das Eleições” (Foto: Globo/Pedro Paulo Figueiredo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No próximo domingo, os eleitores brasileiros voltam às urnas para definir uma das eleições mais disputadas da história do país. E, assim como fez no primeiro turno, a GloboNews prepara uma ampla cobertura do evento mais importante do ano. Não apenas no domingo, quando a programação do canal será totalmente dedicada a acompanhar, ao vivo, a movimentação da população em todo país, mas também antes e depois da ida às urnas, para informar o eleitor sobre o novo cenário político que se desenha e repercutir o resultado.
Nesta quinta-feira, dia 23, às 20h, Miriam Leitão já entrevistou Marcia Cavallari, diretora do Ibope Inteligência, e o cientista político Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas, para o seu programa, sobre o Brasil que sairá das urnas. Neste sábado, dia 25, a apresentadora Leila Sterenberg comanda, às 13h, uma edição extraordinária do ‘Estúdio i’. Ao longo das duas horas, ao vivo, ela recebe os jornalistas Ancelmo Gois (colunista do jornal O Globo) e Marcelo Lins (GloboNews) como convidados e os comentaristas Artur Xexéo e Flávia Oliveira. Eles trazem temas referentes às eleições ligados à sua área de atuação: política, internacional, cultura e economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às 19h, Cristiana Lôbo comanda seu ‘Fatos e Versões’ ao vivo, com duas horas de duração. No estúdio, ela comenta e analisa as últimas pesquisas para presidente e governadores realizadas antes da ida às urnas e tudo o que aconteceu nas três semanas que separaram os dois turnos com as jornalistas Eliane Cantanhêde (comentarista do ‘Em Pauta’/ GloboNews e colunista da Folha de São Paulo) e Leandra Peres (do Valor Econômico). A jornalista Leilane Neubarth também participa do programa, trazendo os números das últimas pesquisas realizadas.
Às 21h, Mônica Waldvogel comanda o ‘Entre Aspas’, também ao vivo. A partir das 22h, Eduardo Grillo está à frente do ‘Jornal das Dez’ com os comentaristas políticos Renata Lo Prete, Gerson Camarotti e Merval Pereira, também em uma edição especial e estendida do telejornal. No ‘Painel’, que entra no ar à meia-noite, William Waack recebe Carlos Melo, cientista político do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); Fernando Abrucio, coordenador do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e Fátima Pacheco Jordão, socióloga e pesquisadora, especialista em opinião pública para discutir os últimos lances da corrida eleitoral, as últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas no mesmo dia e as perspectivas políticas do país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No domingo, a GloboNews acompanha em seus telejornais ao vivo, desde às 8h, toda a movimentação que envolve a ida às urnas. Às 16h, entra no ar a ‘Central das Eleições’, em que os jornalistas políticos do canal Renata Lo Prete, Cristiana Lôbo, Merval Pereira e Gerson Camarotti trazem as pesquisas de boca de urna e a apuração de votos em tempo real, em um estúdio especial, com a ajuda do telão touch screen para exibir a evolução dos números. De 16h às 22h, eles contam com o reforço de Dony De Nuccio, apresentador do ‘Conta Corrente’, na apresentação dos números. A partir das 22h, Eduardo Grillo se junta ao grupo e comanda, do mesmo estúdio, o ‘Jornal das Dez’, em uma edição especial, com duas horas de duração, repercutindo o novo cenário político que se desenha no país. À meia-noite, o ‘Manhattan Connection’ entra no ar, ao vivo, comentando o resultado das eleições no Brasil.
Segunda-feira, dia 27, o ‘Clube dos Correspondentes’ volta à grade do canal para uma edição especial e ao vivo, às 23h. No programa que mostra a rotina de jornalistas estrangeiros que moram e trabalham no Brasil, levando as notícias do país para o resto do planeta, Leila Sterenberg recebe, como convidados, o americano Mac Margolis, colunista da página de opinião da Bloomberg e de O Estado de São Paulo, e o turco Kamil Ergin, que escreve para diversos veículos de imprensa do grupo turco Zaman. Eles avaliam as eleições e os desafios que os novos governantes têm pela frente, além de colocar a atual conjuntura brasileira em perspectiva regional e mundial. Ao longo do debate, o programa mostra reportagens em que acompanhou jornalistas na cobertura do primeiro turno das eleições. Entre eles, o indiano Shobhan Saxena, correspondente do Times of India; a portuguesa Isabel Meira, enviada especial da TSF, principal rádio de notícias de Portugal, e o espanhol Arturo Lezcano, correspondente de vários canais de rádio e TV da Espanha e da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE