Globo promove o lançamento do novo programa de Sandra Annenberg; saiba mais

Por: Vitor

18/07/2014 14h51

9 min de leitura

Imagem PreCarregada
O novo programa de Sandra Annenberg na Globo
Sandra_Annenberg

“Como Será?” estreia em Agosto (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)

Foi apresentado em São Paulo na tarde desta quinta-feira (17), o novo programa da grade da Globo nas manhãs de sábado. “Como Será?” tem estreia marcada para o dia  9 de agosto, e chega para compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania que buscam colaborar para a construção de um futuro melhor. Será um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, descobrindo respostas e fazendo mais perguntas. ‘Como Será?’ é um programa para entender e discutir o porquê das coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participaram da coletiva de imprensa Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, Cristina Piasentini, diretora  de Jornalismo em São Paulo,  Lúcia Araújo, diretora do Canal Futura e Sandra Annenberg, apresentadora do programa. “O Como Será? é um espaço para apresentar, conhecer, incluir pessoas e ideias, fazendo perguntas e descobrindo respostas, para que possamos pensar sobre o futuro da cidadania, da ecologia, da ciência e do mundo. Estamos falando de duas horas na grade de uma emissora comercial dedicadas ao conhecimento”, contou Beatriz Azeredo.

Refletindo a evolução e o movimento da sociedade, o ‘Como Será’ pretende tratar de forma integrada temas que antes eram abordados em programas diferentes: educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Como Será?’ vai ocupar a faixa do ‘Globo Cidadania’, das 6h às 8h, nas manhãs de sábado, e terá na interatividade uma grande aliada. O programa pretende conectar ideias e isso estará presente na TV e na web. No site do programa, que será lançado dia 25 de julho, o público terá acesso a conteúdos exclusivos, tutoriais e vídeos com histórias do público, que poderá conversar com os convidados. O público também poderá enviar perguntas para os entrevistados, fotos para serem exibidas no telão e se inscrever para participar dos quadros.

Sandra Annenberg contou sobre seu envolvimento no novo projeto. “Para quem trabalha com hardnews, a notícia do dia a dia nos move, é nossa paixão. Mas preciso também parar e pensar no futuro. E o Como Será? é uma forma de fazer isso junto ao público”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A nova atração também contará com quadros conduzidos por Max Fercondini e Alexandre Henderson, quatro repórteres exclusivos – Helena Lara Resende, Rogério Coutinho, Julia Bandeira e Mariane Salerno – e toda a rede de afiliadas e escritórios internacionais da Globo.

“Um programa com tantas perguntas não poderia ser feito sem a participação do Jornalismo. É visto por nós como uma boa oportunidade de contar histórias interessantes”, ressaltou, Cristina Piasentini.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lúcia Araújo, diretora do Canal Futura, ressaltou o processo de produção de programa. “Foi instigante e muito provocador. Com este programa tivemos a oportunidade de experimentar diferentes narrativas”.

O programa estreia no sábado, dia 9 de agosto, às 6h, e será reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente. Uma parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, o ‘Como Será?’ tem direção de Maurício Yared.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa quadro a quadro

• Entrevistas em estúdio com especialistas e empreendedores sociais que aprofundam temas específicos.
• Reportagens especiais sobre assuntos da atualidade.
• Hoje é dia de…: Comandado por Alexandre Henderson, a cada semana o quadro visita um local propício para um passeio de fim de semana e mostra suas possibilidades educativas.
• Expedição Terra: Max Fercondini pega a estrada e documenta práticas sustentáveis em todo o Brasil. Sua expedição mostra problemas, soluções e iniciativas transformadoras para o meio ambiente.
• Qual vai ser?: Quadro que, com a participação de uma orientadora profissional, acompanha toda semana um jovem prestes a escolher que carreira seguir. O estudante experimenta três profissões – a que ele quer escolher, a que os pais gostariam que ele seguisse e a indicada pela orientadora.
• Nós.doc: Fotógrafos especializados em temas sociais, educativos e ambientais contam por meio de suas lentes e palavras o que veem de mais interessante em seu trabalho.
• Meu professor é o cara: Espaço para dar visibilidade aos educadores que, com paixão, criatividade e iniciativas inovadoras, transformaram o ensino em suas comunidades.
• Como será o amanhã?: Analistas contam como será o nosso futuro, enquanto o público manifesta sua imaginação sobre o tema.
• Missão Possível: Com uma campanha de mobilização por mês proposta no site, receberá e exibirá no programa vídeos do público.
• O Tema É: Sandra recebe um especialista no estúdio para debater um assunto em questão e responder a perguntas feitas no site.

A estreia

Sandra_Annenberg2

Sandra Annenberg no lançamento de seu novo programa (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)

No primeiro programa, Sandra Annenberg apresenta um professor que utiliza os cubos mágicos como método pedagógico. Outra reportagem de destaque explica como a tecnologia 3G vem ajudando no trabalho de uma comunidade de pescadores. Da pesca à suinocultura, a repórter Helena Lara Rezende conta como os gases emitidos pelos porcos podem servir como fonte de energia sustentável. Já em Paracuru, no litoral cearense, o ‘Como Será?’ visita uma escola de balé que varreu o preconceito e colocou toda a cidade para dançar. E, direto de Londres, Roberto Kovalick fala de uma pesquisa que comprova os benefícios da boa alimentação.

Entre os quadros, “Meu professor é o cara” abre espaço para o trabalho de Celmo de Almeida, que leciona História na cidade de Macaé. Em “Hoje é dia de…”, dividido em quatro blocos, Alexandre Henderson visita uma feira e, ouvindo especialistas, mostra o que ela pode ensinar sobre questões relacionadas à física, à biologia e até mesmo à música. Já Max Fercondini estreia “Expedição Terra” nas Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro. Em “Nós.doc”, o fotógrafo Octavio Campos Salles mostra fotos feitas na Mata Atlântica. E “Como será o amanhã?” ouve um especialista a respeito da comida do futuro.

‘Como Será?’ na web

O portal www.comosera.com será uma extensão do programa, onde o público poderá compartilhar suas experiências e curtir boas práticas em seções divididas em dois eixos principais: Conte sua História e Faça História. A página oferecerá conteúdo exclusivo, além de entrevistas que já foram ao ar na atração. No site também haverá bate-papos com convidados, tutoriais e vídeos com histórias do público. Através do portal, poderão ser enviadas perguntas para as entrevistas, fotos para serem exibidas no telão e inscrições para participação nos quadros.

Sobre a área de Responsabilidade Social

Para cumprir seu papel de mobilização, transformação social e difusão do conhecimento, a Globo sempre levou para o dia a dia dos brasileiros temas de relevância, além de apoiar inúmeros projetos e ações que contribuem para a inclusão social. Conheça as principais iniciativas da área.

• Globo Educação: Lançado em 2013, o Globo Educação é uma parceria da Globo com a Fundação Roberto Marinho e o Unicef. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira para a busca da educação pública de qualidade, por meio de um conjunto de ações que envolve campanhas, debates, seminários e reportagens, entre outros.

• Ação Global: Uma parceria da Globo e do Sesi que há 21 anos conta com a mobilização em prol da inclusão social, já prestou mais de 44 milhões de atendimentos gratuitos e impactou quase 21 milhões de pessoas. Ao longo desses anos, a Ação Global já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri (Piauí), Araguaína (Tocantins) e Cruzeiro do Sul (Acre).

• Esporte Cidadania: Criado durante os Jogos Pan-americanos de 2007, o Esporte Cidadania é um evento socioesportivo, de abrangência nacional, que reúne um conjunto de atividades físicas e de atendimentos. Fruto de uma parceria entre a Globo e o Sesi, o evento enfatiza o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da qualidade de vida. Durante as nove edições, foram beneficiadas 2,2 milhões de pessoas e oferecidos 5,6 milhões de atendimentos.

• Criança Esperança: O Criança Esperança é uma campanha da Globo e de toda sociedade brasileira, que conta com a parceria da Unesco e, ao longo de 29 anos,  já beneficiou mais de 4 milhões crianças, adolescentes e jovens. Este ano estão sendo apoiados 103 projetos, além dos quatro Espaços Criança Esperança localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – beneficiando, diretamente, quase 48 mil crianças. As doações são direcionadas para a UNESCO, que é a responsável por administrar e distribuir esses recursos para projetos em todo Brasil.

• Temas de responsabilidade social em novelas: A Globo sempre utilizou a capacidade de mobilização das novelas a favor de grandes causas sociais. Confira algumas delas:

1974 – O Espigão populariza palavra “Ecologia”
1995 – Explode Coração ajuda a localizar 60 crianças desaparecidas.
2000 – Laços de Família estimula doação de medula
2001 – O Clone discute dependência de drogas
2006 – Páginas da vida aborda Síndrome de Down
2011 – Insensato Coração discute Homofobia.
2012 – Cheias de Charme aborda trabalho doméstico
2012/2013 – Salve Jorge alerta para o drama do Tráfico e exploração de Pessoas.

• Publicidade Social: Todos os anos a Globo abre espaço em sua programação para campanhas de relevância social. Apenas em 2013, a soma dessas iniciativas significou mais de 380 mil inserções. Confira algumas grandes campanhas:

2009 – Apoio à campanha Ficha Limpa – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
2011/2012 – Combate à homofobia – Sec. de Direitos Humanos da Presidência da República/PNUD/UNESCO/Globo
2012 – Defesa de direitos de trabalhadoras domésticas – Globo/OIT/ONU Mulheres
2012 – Apoio à campanha Portal do Movimento Down – Movimento Down
2013 – Direitos da Mulher (Violência contra a Mulher)

Sobre a Fundação Roberto Marinho

Com mais 30 anos de trajetória, a Fundação Roberto Marinho atua nas áreas ambiental, educacional e cultural, criando modelos, metodologias e projetos que são replicados por meio de parcerias com agentes públicos e privados em todas as regiões do país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.