Globo se descuida e faz ‘campanha’ pela liberdade de Lula ao vivo; assista


O ex-presidente Lula é crítico da TV Globo (Foto: Reprodução)
Fazer jornalismo ao vivo implica em estar sujeito a algumas adversidades que podem acontecer em desencontro com o pensado, planejado. Não raro, isso costuma acontecer nas transmissões da TV Globo, a exemplo de um episódio que ocorreu nesta terça-feira, 25, referente a um protesto em prol da liberdade de Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante exibição ao vivo do telejornal “Bom Dia Brasil”, uma faixa gigante exposta por militantes do Partido dos Trabalhadores em prol da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os dizeres “Lula Livre”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Sandy faz aniversário para o filho Theo, proíbe a criança de aparecer e é detonada
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Imediatamente após a cenar ir ao ar no telejornal da Globo, o perfil do ex-presidente no Twitter tratou de replicar um vídeo do momento com a legenda: “Bom dia com Lula livre”, e as imagens do noticioso global.
Confira:
Bom dia com #LulaLivreJÁ pic.twitter.com/IPIKsWztEd
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2019
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Globo tem postura rígida em relação aos seus jornalistas
Maior emissora da América Latina, a TV Globo tenta passar há anos uma imagem de imparcialidade em seus telejornais e demais veículos de informação, como o portal G1, e demais canais ligados ao grupo Globo, como a revista Época, por exemplo.
Desse modo, a emissora carioca tem uma série de exigências que devem ser seguidas por seus profissionais de jornalismo, o que inclui, por exemplo, não falar sobre política publicamente, sobretudo nas redes sociais, inclusive em aplicativos de trocas de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram.
Mesmo com todos esses requisitos, a Globo é comumente alvo de críticas e acusada de parcialidade em seus noticiosos. A exemplo do ex-presidente Lula, este e seus apoiadores são críticos ferrenhos da emissora, a quem acusam de “golpista”. Nesse sentido, os bolsonaristas, fãs do presidente Jair Bolsonaro, também são críticos costumazes do canal, afirmando que a Globo age para derrubar o presidente em exercício.
Às críticas, o grupo Globo rebate negando as acusações e reafirmando sua “imparcialidade” e “isenção” na veiculação das notícias.
Recentemente, aliás, o jornalismo do grupo Globo foi acusado pelo jornalista Glenn Greenwald, editor e fundador do The Intercept Brasil, de agir em conluio com os procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz federal da 13º Vara de Curitiba, atual ministro da Justiça, Sergio Moro. Segundo Glenn, a Globo não apenas veiculava as informações referentes à operação, como “trabalhava” para a Lava Jato.
Em nota enviada à imprensa por meio de sua assessoria, a Globo negou as acusações feitas por Glenn Greenwald.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br