Globo se une à emissora japonesa para transmitir Jogos Olímpicos em 8K

3 min de leitura
(Foto: Divulgação)

Globo vai fazer transmissão ao vivo em 8K durante os Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem estiver no Rio durante os Jogos Olímpicos poderá ter uma experiência inédita com a tecnologia que é considerada o futuro da TV. A Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, que vem inovando com as imagens em ultra-alta definição (UHD), fará as primeiras transmissões ao vivo em 8K abertas ao público durante os Jogos Olímpicos 2016. Segundo especialistas, o 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao HD.

As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas. As informações completas  sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site do Museu do Amanhã – www.museudoamanha.org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No Brasil ainda estamos consolidando a migração dos telespectadores para a TV digital em HD, mas a evolução tecnológica não para e, nós da Globo, já estamos estudando a próxima geração de tecnologias para a TV aberta. Essa demonstração reforça a importância da TV aberta e sua evolução para uma experiência mais imersiva com o UHD”, afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.

A tecnologia 8K é considerada a próxima fronteira da indústria audiovisual, que irá suceder o 4K. A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme ‘O Tempo e o Vento’. Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza os títulos ‘Ligações Perigosas’ e ‘Dupla Identidade’, também em 4K, pelo Globo Play. Atenta às inovações da indústria, a Globo iniciou suas primeiras experiências em 8K em 2013, com o Carnaval, e no ano seguinte com a demonstração de jogos ao vivo da Copa do Mundo da FIFA 2014, com transmissão por fibra ótica sempre em parceria com a NHK. Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, que será viabilizada pela utilização racional do espectro eletromagnético – técnica considerada uma evolução do atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a NHK
A NHK (Japan Broadcasting Corporation), emissora pública do Japão, iniciou seu serviço de rádio em 1925 e o serviço de televisão em 1953. De propriedade pública, a NHK é subsidiada pelo pagamento de uma licença de televisão paga por seus telespectadores. Este sistema permite que a corporação mantenha a sua independência e assegura que as opiniões dos telespectadores e ouvintes sejam prioridade. O NHK STRL (Science & Technology Research Laboratories) é o único instituto de pesquisa no Japão especializada em tecnologia de transmissão. Como uma divisão da NHK, o STRL tem como papel manter a liderança do Japão na tecnologia de transmissão e da cultura de radiodifusão. Para cumprir seu papel, STRL realiza uma vasta gama de atividades e se envolve em esforços de padronização nacionais e internacionais para o desenvolvimento da tecnologia. Para mais informações: www.nhk.or.jp/nhkworld/ ou www.nhk.or.jp/strl/index-e.html.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile