Globo toma medida extrema, corta cenas de novela e absurdo feito em bastidor é exposto

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/05/2023 13h16

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Polêmica com a emissora acaba de vir à tona (Foto: Reprodução/TV Globo)

A novela “Malhação 1998” passará por cortes no Viva, apesar de ter levado cenas polêmicas na tela da Globo no passado

O Viva chocou o público que acompanha “Malhação 1998” através de um comunicado nas redes sociais, nesta segunda-feira (1). A novela, que foi um dos sucessos da novelinha teen da Globo, exibiu uma cena na época que hoje em dia daria um grande problema para a emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Através do Twitter, a emissora anunciou que houve um corte de cenas de uma situação que hoje em dia é considerada discriminatória envolvendo racismo. Apesar de avisar que a produção ocorreu em outros tempos, o enredo é inaceitável nos dias de hoje.

“Vivinha avisa: os capítulos desta semana de ‘Malhação 1998’ (1 a 5/5) passaram por algumas alterações. As obras do Canal VIVA reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa”, diz a mensagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rodrigo Faro, Cássia Linhares e Márcio Garcia protagonizaram "Malhação 1998" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Rodrigo Faro, Cássia Linhares e Márcio Garcia protagonizaram “Malhação 1998” (Foto: Divulgação/TV Globo)

O diretor Erick Bretas aproveitou o momento para explicar a todos os internautas o que as cenas em questão retratavam. “Olá. Como alguns de vocês estão me marcando aqui, acho importante esclarecer o motivo do corte. Os episódios em questão mostram o plot de uma banda de rastafaris que deveria se apresentar em um concurso de bandas”, iniciou.

“A ausência da banda leva um grupo de meninos brancos a se pintarem de preto e se apresentarem no lugar da banda ausente. Um caso de black face. Em 1998 isso poderia ser tolerado. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas”, continuou.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

MUITOS CAPÍTULOS

O diretor contou ainda que essa parte da história se arrastaria por um bom tempo e declarou que é necessário alinhar acontecimentos do passado com a sociedade de hoje.

“Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de black face por vários capítulos. Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE O PÚBLICO ACHOU DO CORTE DA GLOBO?

Alguns telespectadores ficaram revoltados com a decisão da Globo de cortar as cenas. “Todas as obras reproduzem comportamentos do tempo em que foram produzidas. Quem assiste tem noção disso, mesmo porque tem um anúncio trazendo essa questão. Censurar é um absurdo, é a pior opção dentro muitas que se pode fazer”, detonou um.

O diretor Erick Bretas explicou motivo de corte no Viva (Foto: Reprodução/Twitter)

O diretor Erick Bretas explicou motivo de corte no Viva (Foto: Reprodução/Twitter)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.