Globo ultrapassa limites e é multada por gravar em local proibido no Tocantins

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Globo sofre com ondas de demissão e forte crise é apontada (Foto: Divulgação)

Cachoeira da Fumaça. Foto – divulgação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo pisou na bola, gravou onde não devia e foi multada. Isso tudo aconteceu no Tocantins algum tempo atrás e envolvia a prática de um esporte radical.

Estamos falando da Cachoeira da Fumaça, no Tocantins, que serviu de cenário para uma matéria do canal carioca em 2010, para o Esporte Espetacular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas acontece que a Globo não tinha autorização para filmar no local e por isso foi multada em R$ 5 mil pelo uso comercial indevido da cachoeira, que é cartão postal da Estação Ecológica Serra Geral.

A multa foi aplicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), após a exibição da reportagem no programa esportivo dominical da Globo sobre a prática de rafting esportivo, segundo o UOL.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de ter feito as imagens de forma ilegal, já que não tinha autorização, o ICMBio entendeu que a reportagem estimula o esporte em uma região de conservação, que é a Estação Ecológica Serra Geral.

+ “Esporte Espetacular” será ancorado em local diferente neste domingo (29)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo não concordou com a multa e entrou com ação na Justiça pedindo a suspensão da mesma e defendendo que a reportagem tinha natureza preservacionista. Como se uma coisa anulasse a outra…

“a reportagem veiculada pela Autora (Globo) foi exibida em programa de esporte (não de educação), associando a imagem da Cachoeira da Fumaça à prática de rafting esportivo; não houve autorização do órgão ambiental para ingresso da equipe de reportagens no local; a divulgação da reportagem teve cunho comercial e não educacional, pois exibida em programa de incentivo ao esporte, mediante o patrocínio de produtos associados, como por exemplo desodorante” declarou a juíza Federal Edna Márcia Silva no auto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procurada, a emissora afirmou que não comenta casos sub judice. A região também serviu como cenário para muitas cenas da nova novela da emissora, “O Outro Lado do Paraíso”.

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: jl1919@hotmail.com.br

Sair da versão mobile