A autora Glória Perez não quer pensar em nada no momento além de férias. “Não tenho acompanhado nenhuma novela, porque isso exige uma dedicação que não quero ter agora”, justificou ela ao ser perguntada sobre o que achava do site da novela Passione durante um debate promovido pelo jornal O Globo no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (22/9/2010).

Continua depois da publicidade

Além de Glória, Pedro Bial, Luciano Huck, Mauricio Sherman e Regina Duarte participaram da conversa sobre os 60 anos da televisão brasileira, mediada pela colunista Patrícia Kogut.

Um dos assuntos comentados no evento foi o da censura. Um participante plateia perguntou à Regina Duarte sobre a censura imposta pela ditadura militar à novela Roque Santeiro, e ao responder, ela disse acreditar que hoje as coisas seriam diferentes, que não haveria mais censura.

Continua depois da publicidade

Pedro Bial a interrompeu, perguntando à Glória Perez se ela achava o mesmo. Para a surpresa de todos, a autora de Caminho das Índias disse que há, sim, um grande controle sobre o que é colocado no ar.

“Antes de falar sobre drogas em O Clone, fui à Brasília para tratar do tema”, contou ela, para depois explicar que um assunto mais complexo pode mudar a classificação etária de uma novela, e assim, o horário em que é exibida. Para ela, este é um tipo de censura.

Continua depois da publicidade

“A liberdade está no controle remoto. Se algo a agredir, a pessoa pode mudar de canal”, sugeriu a autora. Regina Duarte completou: “Cabe aos pais controlarem o que os filhos assistem”.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade