Como o Google revolucionou a forma de pesquisar na internet e continua até hoje

Fundado em 4 de setembro de 1998, o Google foi o grande responsável por revolucionar a forma que os usuários buscam as suas maiores dúvidas

28/08/2025 15h28

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Imagem de um celular com o Google. (Foto: Reprodução / Internet)

Fundado em 4 de setembro de 1998, o Google foi o grande responsável por revolucionar a forma que os usuários buscam as suas maiores dúvidas na Internet. Apesar de existir há 26 anos e lidar com uma vasta concorrência, ele segue sendo o queridinho e tem se inovado ao longo de sua história, que traz uma bagagem de sucesso.

Antes de ir ao ar, a plataforma contava com alguns concorrentes, mas falando-se de Brasil, dois se destacavam nos anos anteriores a 1998, são eles: Cadê? e o Yahoo!, sendo que apenas o último segue no ar até hoje.

Para entender como o Google revolucionou a busca na Internet, é preciso analisar onde seus maiores concorrentes falharam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIFERENCIAL CONTRA A CONCORRÊNCIA

Criado em 1994, nos Estados Unidos, O Yahoo! foi um dos pioneiros para o Google trilhar seu caminho. Apesar de ter dominado o mercado nos anos 90, uma sequência de fatos o fez perder a popularidade. Escolhas ruins, vazamento de dados e perda da qualidade da usabilidade.

Enquanto isso, o Cadê? surgiu em 1995, e foi o primeiro buscador brasileiro. Ele inseria suas páginas de forma completamente manual, o que foi viável por um tempo, mas isso acabou sendo passado para trás. Com o avanço da tecnologia de seus concorrentes, os processos foram digitalizados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com a falta de investimento, entrou em declínio e acabou sendo vendido ao Yahoo! nos anos 2000. No entanto, mesmo antes da compra, os dois tinham algo em comum: o funcionamento por sistema de diretórios.

Para se ter uma ideia, eram os editores, humanos, que escolhiam o que era relevante, e os novos sites que surgiam demoravam para ser indexados, já que tudo era feito manualmente. Sendo assim, nem todo conteúdo que o usuário acessava era recente.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Yahoo (Foto: Reprodução / Internet)

A VIRADA DE CHAVE

E foi aí que o Google entrou em ação. Apesar de não ser pioneiro, ele foi o primeiro a enxergar que esse sistema precisava ser mudado: com relevância na busca, segurança do usuário e boa experiência. E o grande diferencial foi o PageRank, um algoritmo criado pelos fundadores do buscador.

O método nada mais é do que avaliar a relevância de um portal, nível de qualidade e se o conteúdo corresponde ao que está sendo oferecido. Caso todos os requisitos sejam cumpridos, aquele site aparecerá logo em primeiro para o usuário.

Essa foi a grande revolução e a virada de chave nos buscadores, e assim, diferentemente da concorrência, o Google fez a tecnologia trabalhar para ele e ao usuário, apontando quais links são mais relevantes a partir da sua qualidade, sem precisar da influência humana para apurar isso.

Além do PageRank, seu sistema inovou ao incluir a indexação automática, e bilhões de sites começaram a entrar no seu sistema, novamente, sem depender de humanos. Com isso, a busca além de qualificada, trazia conteúdos recentes.

O foco em rapidez na busca e credibilidade faz com que o Google siga sendo o queridinho quando o assunto é buscar na internet.

NUNCA MAIS PAROU

E apesar de existir há 26 anos e ter garantido o melhor algoritmo, o buscador não para de investir em inovação e sempre está fazendo atualizações, a fim de garantir que o conteúdo esteja cada vez mais alinhado com o que o usuário precisa, além de priorizar portais que não colocam em risco a segurança de quem o acessa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Santos é graduada em Rádio, TV e Internet pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais pela mesma instituição. Atua na área da comunicação desde 2012, com experiência em criação de conteúdo, redação jornalística e estratégias digitais.Com passagens por agências, emissoras de TV e ambientes corporativos, Bianca é especializada em temas ligados ao entretenimento, celebridades, televisão e audiência. Sua paixão pela mídia televisiva e seu conhecimento em redes sociais tornam sua abordagem única, dinâmica e conectada com o público atual.Atualmente, integra a equipe do portal TV Foco, onde assina matérias sobre TV, famosos e comportamento da audiência. 📩 Contato: bianca.barbosa@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.