Fundado em 4 de setembro de 1998, o Google foi o grande responsável por revolucionar a forma que os usuários buscam as suas maiores dúvidas na Internet. Apesar de existir há 26 anos e lidar com uma vasta concorrência, ele segue sendo o queridinho e tem se inovado ao longo de sua história, que traz uma bagagem de sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de ir ao ar, a plataforma contava com alguns concorrentes, mas falando-se de Brasil, dois se destacavam nos anos anteriores a 1998, são eles: Cadê? e o Yahoo!, sendo que apenas o último segue no ar até hoje.
Para entender como o Google revolucionou a busca na Internet, é preciso analisar onde seus maiores concorrentes falharam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DIFERENCIAL CONTRA A CONCORRÊNCIA
Criado em 1994, nos Estados Unidos, O Yahoo! foi um dos pioneiros para o Google trilhar seu caminho. Apesar de ter dominado o mercado nos anos 90, uma sequência de fatos o fez perder a popularidade. Escolhas ruins, vazamento de dados e perda da qualidade da usabilidade.
Enquanto isso, o Cadê? surgiu em 1995, e foi o primeiro buscador brasileiro. Ele inseria suas páginas de forma completamente manual, o que foi viável por um tempo, mas isso acabou sendo passado para trás. Com o avanço da tecnologia de seus concorrentes, os processos foram digitalizados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seguindo os mesmos passos de Renata Vasconcellos, Maju Coutinho deve ser a próxima a assumir JN; saiba motivo
● Eduardo Costa, Roberto Carlos, Gusttavo Lima e Silvio Santos: famosos são envolvido em escândalo de DNA
● Carolina Ferraz, Maitê Proença, Glória Vanique e Lair: famosos exigem milhões da Globo em briga nos tribunais
Com a falta de investimento, entrou em declínio e acabou sendo vendido ao Yahoo! nos anos 2000. No entanto, mesmo antes da compra, os dois tinham algo em comum: o funcionamento por sistema de diretórios.
Para se ter uma ideia, eram os editores, humanos, que escolhiam o que era relevante, e os novos sites que surgiam demoravam para ser indexados, já que tudo era feito manualmente. Sendo assim, nem todo conteúdo que o usuário acessava era recente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A VIRADA DE CHAVE
E foi aí que o Google entrou em ação. Apesar de não ser pioneiro, ele foi o primeiro a enxergar que esse sistema precisava ser mudado: com relevância na busca, segurança do usuário e boa experiência. E o grande diferencial foi o PageRank, um algoritmo criado pelos fundadores do buscador.
O método nada mais é do que avaliar a relevância de um portal, nível de qualidade e se o conteúdo corresponde ao que está sendo oferecido. Caso todos os requisitos sejam cumpridos, aquele site aparecerá logo em primeiro para o usuário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa foi a grande revolução e a virada de chave nos buscadores, e assim, diferentemente da concorrência, o Google fez a tecnologia trabalhar para ele e ao usuário, apontando quais links são mais relevantes a partir da sua qualidade, sem precisar da influência humana para apurar isso.
Além do PageRank, seu sistema inovou ao incluir a indexação automática, e bilhões de sites começaram a entrar no seu sistema, novamente, sem depender de humanos. Com isso, a busca além de qualificada, trazia conteúdos recentes.
O foco em rapidez na busca e credibilidade faz com que o Google siga sendo o queridinho quando o assunto é buscar na internet.
NUNCA MAIS PAROU
E apesar de existir há 26 anos e ter garantido o melhor algoritmo, o buscador não para de investir em inovação e sempre está fazendo atualizações, a fim de garantir que o conteúdo esteja cada vez mais alinhado com o que o usuário precisa, além de priorizar portais que não colocam em risco a segurança de quem o acessa.