Governo emite ALERTA GERAL e comunica terror de falência de um dos maiores bancos do país: “Lutamos muito”

Após perda de confiança, clientes retiram o dinheiro de banco gigante de um país. Governo interviu e alertou sobre o terror de falência
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência / Banco - Montagem: TVFOCO

Após perda de confiança, clientes retiram o dinheiro de banco gigante de um país. Governo interviu e alertou sobre o terror de falência

A falência de um banco, por mais distante que ele esteja de nossas fronteiras, pode ter grandes efeitos na economia de um país, e suas repercussões acabam se estendendo além dos limites nacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema financeiro global está profundamente interconectado, e cada instituição, seja ela localizada nos EUA, Europa ou Ásia, desempenha um papel fundamental no funcionamento do mercado internacional.

Quando uma dessas instituições enfrenta um colapso, o mundo inteiro entra em alerta, mesmo que no momento não cause nenhum impacto além do território afetado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, dessa vez, vamos falar sobre o terror de falência de um dos maiores bancos de um país. O Governo precisou intervir após o gigante não conseguir cumprir com suas obrigações financeiras.

Banco chega à beira da falência (Foto: Divulgação)

Banco viveu grande crise

Conforme apurado pelo TV FOCO, o Governo da Suíça precisou intervir ao ver um dos maiores bancos do país entrar em colapso, o objetivo do poder executivo era que a instituição não quebrasse.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘G1’, trata-se do Credit Suisse, o banco chegou bem próximo de ter a sua falência decretada. Contudo, a intervenção do Governo Suíço salvou a instituição da quebra.

A medida do Governo obrigou o Credit Suisse a se unir com o seu maior rival, o grupo suíço UBS Group AG. A operação ocorreu em 19 de março de 2023, por U$ 3,23 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões na época).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência era uma opção

O presidente do Conselho do Credit Suisse, Alex Lehmann, comentou que essa foi a solução mais viável para evitar a falência, claro, que com a ajuda do Governo que agilizou a fusão entre os bancos.

Credit Suisse – Foto Internet

Eu realmente sinto muito. Peço desculpas por não termos mais conseguido conter a perda de confiança. Até o fim, lutamos muito para encontrar uma solução. Mas, no final das contas, havia apenas duas opções: acordo ou falência. A fusão tinha que acontecer”, disse o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a venda para o rival, o Credit Suisse chegou ao fim oficialmente e se tornou parte do rival. E o Governo decretou que era o melhor para evitar falência.

O Credit Suisse

O Credit Suisse foi um dos bancos mais icônicos da Suíça e teve um papel fundamental na história do sistema financeiro global.

Fundado em 1856, o banco começou como uma instituição voltada para o financiamento do desenvolvimento ferroviário na Suíça, mas rapidamente expandiu sua atuação.

Credit Suisse (Reprodução/Internet)

Dessa forma, para se tornar um dos principais nomes da banca de investimentos, gestão de fortunas e serviços financeiros no mundo.

Durante décadas, se destacou pela solidez e presença internacional, mas crises internas, escândalos e perdas financeiras minaram sua reputação.

Em 2023, após uma grave crise de confiança, foi adquirido pelo rival UBS, marcando o fim de uma instituição icônica.

Considerações finais

Afinal, quais os maiores bancos do Brasil?

Os maiores bancos do Brasil, em termos de ativos totais, são:

Esses dados são do ranking “Valor 1000” de 2024, publicado pelo jornal Valor Econômico.

Em relação ao número de clientes, a Caixa lidera com cerca de 154,16 milhões de clientes. Seguida pelo Bradesco com 109,11 milhões, o Nubank com 100,77 milhões e o Itaú Unibanco com 97,71 milhões.

Por fim, veja esta matéria: Venda de R$7B ao Santander e 674 agências engolidas: O fim de serviço de banco popular após 2 viradas

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile