Proibição imediata: Governo dá 24h para Carrefour suspender a venda de produto polêmico

O Carrefour recebeu uma determinação do Governo em que tem que proibir a venda de um produto que gera polêmica
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Carrefour tem 24h para suspender venda de produto (Reprodução: Divulgação)

O Carrefour recebeu uma determinação do Governo em que tem que proibir a venda de um produto que gera polêmica

Nesta quinta-feira (24), o Senacon determinou que todas as plataformas suspendam a venda e os anúncios de cigarro eletrônico. Inclusive dentre as empresas está o Carrefour, que também precisa aderir a essa proibição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que este produto segue com proibição da Anvisa e também causa um grande problema para a saúde, principalmente pulmonar.

De acordo com o portal ‘Ge’, nesta quinta-feira a determinação chegou para o Carrefour e também a Enjoei, para que faça a suspensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As medidas estão publicadas no Diário Oficial da União e as empresas tem 24 horas para apagar tudo relacionado ao cigarro eletrônico.

Além disso, quem não cumprir com esse tempo, receberão diariamente uma multa no valor de R$50 mil. As empresas também precisam provar que removeram a venda e os anúncios.

O que disse o Carrefour sobre o caso?

Procurada pela TV Globo, a assessoria do Carrefour relevou que sempre estão atuando em observância da lei e que estão analisando o caso.

“O Carrefour atua em total observância à legislação e que os apontamentos recebidos estão sendo devidamente analisados”, disse a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda e anúncio de cigarro eletrônico do Carrefour (Reprodução: Montagem TV Foco)

Qual o apontamento da Anvisa?

A Anvisa deixou claro que todas as empresas devem monitorar e ter o controle para que tenham à venda somente produtos que estão aptos pela Anvisa.

“No âmbito de suas atribuições legais e regulamentares, a Anvisa avalie a adoção das medidas regulatórias cabíveis”, disse o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, deixou claro também que quando houver o descumprimento, as empresas precisarão arcar com as consequências previstas.

“Se for o caso, a implementação de ações de fiscalização, interdição, recolhimento de produtos ou aplicação das sanções administrativas previstas”, completou o documento.

Quais os graves riscos do cigarro eletrônico para a sua saúde?

Apesar de parecer menos agressivo que o cigarro tradicional, principalmente por conta do cheio e do gosto, os cigarros eletrônicos podem trazer até mais perigos para a saúde.

Isso porque, segundo a OMS, eles aumentam consideravelmente as chances de desenvolver câncer.

Por fim, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial também ficam com uma chance maior de acontecer com os usuários.

Portanto, a não utilização desse produto faz um grande bem para a saúde e evita riscos de mortes repentinas.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile