Um Governo Estadual confirmou a antecipação do pagamento de parte do 13° salário já nesta terça-feira (18)
O 13° salário é um dos benefícios mais aguardados dos trabalhadores quando chega o mês de novembro. Um Governo Estadual já confirmou a liberação nesta terça-feira (18), enchendo o bolso dos locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o pagamento por parte das empresas é obrigatório aos CLTs até o dia 28 deste mês, ou seja, na sexta-feira da próxima semana.
De acordo com o portal ‘RH Bahia’, o Governo do Estado optou por antecipar a folha de pagamento do 13° salário de novembro aos servidores da Secretaria da Educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor estará disponível aos que recebem através do Banco do Brasil nesta terça-feira (18), portanto são 10 dias de antecedência do limite.
A antecipação ocorre por conta de uma mudança no sistema de pagamento do FUNDEB e não se estende aos demais servidores da Bahia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo também salientou que não haverá uma antecipação da segunda parcela, que é referente ao mês de dezembro.
Ainda segundo o site, serão cerca de 52 mil funcionários da Educação atendidos com essa antecipação. Dentre eles estão professores, coordenadores, diretores, comissionados e REDAs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem não tem direito a essa antecipação na Bahia?
O Governo Estadual da Bahia confirmou que a antecipação da primeira parcela do13° salário não atende aos que receberam o benefício no mês de aniversário ou nas férias.
Portanto tiveram alguns servidores da Educação que optaram em receber o pagamento ainda antes e por isso não tem esse direito agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o pagamento da segunda parcela do 13° salário acontecerá no dia 19 de dezembro, mesmo aos servidores que receberam antecipadamente em novembro.
É importante sempre ficar atento no que o Governo estipula, caso seja funcionário público, ou a sua empresa privada, para se programar financeiramente.
Data limite para receber o 13° salário
A primeira parcela do 13° salário precisa estar na conta do trabalhador até o dia 28 de novembro, sexta-feira da próxima semana.
Enquanto isso, a segunda parcela deve acontecer até dia 20 de dezembro, que é o último sábado antes do Natal.
Vale lembrar que todo trabalhador contratado pelo regime da CLT tem o direito de receber o 13° salário. Aposentados e pensionistas do INSS também recebem o pagamento extra.
Lembrando que o valor é a divisão do salário bruto mensal por 12 (meses do ano), multiplicado pelo número de meses trabalhados.
