Alívio financeiro: Governo Estadual antecipa 90% do 13º salário e valores já estão liberados hoje 5/11

Governo do Rio Grande do Sul confirmou o pagamento antecipado 90% do 13º salário para servidores vinculados ao Poder Executivo

05/11/2025 10h35

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Notas de real e ilustração 13º salário (Fotos: Canva)

Rio Grande do Sul antecipa 90% do 13º salário para servidores vinculados ao Poder Executivo

Nesta segunda-feira, 03, o Governo do Rio Grande do Sul confirmou o pagamento antecipado 90% do 13º salário para servidores vinculados ao Poder Executivo. Desse modo, os valores já estão liberados nesta quarta-feira, 05, nas contas dos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal oficial do Estado, o Governo irá pagar os 10% restantes até 19 de dezembro, garantindo alívio financeiro a milhares de servidores públicos.

A antecipação faz parte da estratégia de reorganização fiscal da gestão do governador Eduardo Leite, que nos últimos anos implementou reformas estruturais para recuperar as finanças estaduais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas medidas permitiram ao Rio Grande do Sul regularizar o pagamento dos salários e 13º, além de colocar fim ao ciclo de atrasos e parcelamentos.

Durante períodos críticos, o Estado chegou a parcelar o 13º salário em até 12 vezes ao longo do ano seguinte, com acréscimos de indenização pelo atraso.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Entre 2015 e 2020, o governo estadual desembolsou quase R$ 1 bilhão em indenização corrigidas, valor que poderia ser aplicado em outras áreas.

No entanto, desde que assumiu o governo em 2019, Eduardo Leite iniciou medidas para equilibrar as contas públicas, normalizar o pagamento e retomar a capacidade de investimento do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As reformas que implementamos foram fundamentais para que hoje o Rio Grande do Sul possa garantir previsibilidade e respeito aos servidores, com salários e 13º em dia”, disse Eduardo Leite.

Desse modo, desde 2021, o Rio Grande do Sul mantém a prática de antecipar o 13º salário, reforçando seu compromisso público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 2021: valores entre novembro e dezembro
  • 2022: primeira parcela em outubro
  • 2023: depósitos em novembro
  • 2024: mesmo após a maior tragédia climática do estado, a antecipação ocorreu parte do 13º salário em junho para apoiar servidores afetados
  • 2025: novembro e dezembro

Quem tem direito ao 13º salário?

Com a chegada do ano, cresce a expectativa entre os trabalhadores com carteira assinada (CLT) pelo pagamento do 13º salário, conhecido como gratificação de fim de ano.

De acordo com informações do portal G1, o benefício será pago em duas parcelas.

A primeira em 28 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Desse modo, têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além disso, empregados domésticos, rurais, urbanos, avulsos e da iniciativa privada também recebem o benefício, conforme previsto na legislação brasileira.

Por fim, o empregado calcula o valor do 13º salário de forma proporcional ao período trabalhado no ano.

Ou seja, quem trabalhou 12 meses recebe o valor integral equivalente a um salário.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.