Os motoristas idosos estão vibrando com uma isenção fundamental em um estado brasileiro, após aprovação na Câmara
Um Projeto de Lei teve aprovação na Câmara e está cada vez mais próximo de entrar em vigor aos motoristas idosos. Isso porque garantiria uma isenção mais ampliada ao estacionar o veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas 60+ possuem uma série de benefícios, mas que sempre pode melhorar, já que possuem menos mobilidade que as mais jovens.
De acordo com o portal ‘ES Brasil’, na última segunda-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vitória aprovou o PL 215/2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto prevê a ampliação da gratuidade no estacionamento rotativo aos idosos na cidade, deixando de valar apenas para as vagas demarcadas de 60+.
“Garantir mais acessibilidade e autonomia aos idosos”, diz parte do texto. Em caso de aprovação, os idosos poderiam estacionar seus carros em qualquer lugar de ponto rotativo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que é necessário deixar a Credencial de Estacionamento Especial para Idoso visível no painel do veículo. O tempo máximo de permanência no local são de três horas.
Essa aprovação na Câmara deixa os idosos mais esperançosos, pois agora faltam poucos passos para que esse Projeto de Lei entre em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a Credencial de Estacionamento aos Idosos?
A solicitação da Credencial de Estacionamento aos Idosos pode ser através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Também tem a opção pelo Gov.BR, vinculando o veículo para os motoristas ou terceiros, mas que tenham a idade comprovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissão é gratuita e a credencial é vitalícia para os idosos e através de um QR Code, os fiscais identificam se aquele cartão está realmente válido.
Portanto, não adianta pegar o cartão de uma outra pessoa e deixar em seu veículo, pois se houver a fiscalização, você tomará a multa de qualquer maneira.
O que é o estacionamento rotativo?
O estacionamento rotativo nas cidades geralmente são vagas nas ruas mesmo. Eles possuem um limite de horas que os motoristas podem deixar seus carros.
Isso garante que ao longo do dia diversas pessoas possam utilizar o espaço. Os condutores precisam, muitas vezes, realizar um pagamento para ter o direito de usar a vaga.
Geralmente o pagamento acontece por um aplicativo da empresa que está no local, em grande maioria das vezes sendo a famosa Zona Azul.
Há algumas vagas específicas também para idosos ou pessoas com deficiência, como determinado em lei.
