Além do Bolsa Família: Governo Lula divulga novo benefício e surpreende lista de CPFs em 2025

Além do Bolsa Família, governo lança mais um benefício para inscritos no CadÚnico; Veja como funciona, quem pode usar e como garantir acesso
O governo Lula surpreende mais uma vez ao ampliar o suporte social. Isso porque, além do Bolsa Família, ele lançou em 2025 um edital para um novo benefício voltado para inscritos no CadÚnico, o qual surpreendeu uma lista extensa de CPFs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se das cuidotecas, espaços públicos de cuidado noturno para crianças de 3 a 12 anos, com ou sem deficiência. Essa iniciativa faz parte da Política Nacional de Cuidados e busca apoiar famílias, garantindo ambientes seguros para os filhos enquanto os responsáveis podem estudar, trabalhar ou se qualificar.
Como funcionam as cuidotecas e quem pode usar?
De acordo com o perfil oficial do MDS, nas redes sociais, em suma, as cuidotecas oferecem atendimento gratuito em espaços estruturados e seguros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lá, as crianças participam de atividades pedagógicas e recreativas, como:
- Jogos;
- Leitura;
- Contação de histórias;
- Artes;
- E brincadeiras.
Além disso, elas recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e descanso.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O serviço destinado a famílias inscritas no CadÚnico prioriza crianças em situação de maior vulnerabilidade.
O objetivo é permitir que mães, pais ou responsáveis tenham condições de conciliar suas rotinas de estudo, trabalho ou formação profissional com a tranquilidade de deixar os filhos em um local de confiança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a política:
- Fortalece a corresponsabilidade social do cuidado;
- Reconhece que ele deve ser compartilhado com o poder público, e não restrito às famílias.
Quando e onde será implementado?
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social lançou um edital que selecionará 20 capitais e o Distrito Federal para a instalação das cuidotecas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O envio de propostas municipais ocorre entre agosto e setembro de 2025, e o resultado final está previsto para outubro do mesmo ano.
Assim, cada cidade escolhida ficará responsável por organizar o espaço e implementar o atendimento à população inscrita no CadÚnico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como garantir o uso das cuidotecas do Governo?
Para acessar as cuidotecas, as famílias precisam:
- Estar inscritas no CadÚnico, com informações atualizadas.
- Residir em uma das capitais ou no Distrito Federal que forem contemplados pelo edital.
- Após a abertura do serviço em sua cidade, procurar a unidade local e realizar a inscrição dos filhos.
Conforme destacado, o programa terá foco em famílias com maior vulnerabilidade, priorizando mulheres, jovens, pessoas com deficiência e populações tradicionais.
Mas, para saber mais detalhes sobre esse e mais benefícios do Governo, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.