FIM dos R$1.412: Governo Lula emite comunicado aos idosos 60+ e traz 2 passos pra não ter INSS bloqueado

Governo Lula encerra os R$1.412 e envia alerta urgente aos idosos com mais de 60 anos explicando como evitar o bloqueio do INSS com apenas dois passos
O governo federal anunciou mudanças significativas que afetam diretamente beneficiários do INSS .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As medidas, segundo o governo, visam garantir maior eficiência no sistema previdenciário, mas geram dúvidas entre os segurados sobre como proceder para manter a regularidade de seus benefícios.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Governo, detalha agora o que está acontecendo no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Benefício bloqueado
- O INSS alerta sobre a importância de atualizar o CadÚnico para evitar o bloqueio de benefícios.
- Beneficiários devem ir ao CRAS com documentos pessoais para regularizar sua situação.
- A atualização cadastral é obrigatória a cada dois anos ou após mudanças familiares.
- O bloqueio pode ser resolvido pelo telefone 135, com desbloqueio em até 72 horas.
- Benefícios não regularizados no prazo de 45 a 90 dias podem ser suspensos.

Atualização cadastral
Muitos segurados do INSS têm seus benefícios bloqueados devido à falta de atualização cadastral. O Instituto Nacional do Seguro Social alerta sobre a importância de manter as informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico) para evitar interrupções nos pagamentos.
Esse e o primeiro passo que todo beneficiário tem que seguir: Sempre manter seus dados no Cadastro Único atualizado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Fui bloqueado
Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único podem ligar para a Central de Atendimento 135, que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente, ou se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico.
Contudo, no caso de ligação informando que a regularização está em andamento, o BPC será desbloqueado em até 72 horas.
Essa é o segundo passo: Se o beneficiado não prestar as informações no Cras do seu município nos prazos previstos no programa (de 45 e 90 dias, a depender da região), o BPC será suspenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, o INSS orienta os beneficiários a acompanharem o status do benefício pelo aplicativo Meu INSS. A atualização cadastral deve ocorrer a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na estrutura familiar.
Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, basta entrar no site meu.inss.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Em seguida, no primeiro acesso, é preciso criar uma conta utilizando CPF, e-mail ou celular, respondendo a algumas perguntas de segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quem já possui cadastro no sistema Gov.br pode entrar diretamente com essa conta. Porém, após o login, o segurado tem acesso a serviços como consulta de benefícios, agendamento, atualização de dados, entre outros serviços.

CONCLUSÃO
Por fim, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, enfatizou que a medida busca assegurar o cumprimento das regras legais e prevenir fraudes.
Além disso, ele reforçou que manterá apenas os benefícios que atenderem aos critérios legais e não realizará cortes injustificados.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu