Nessa matéria, falamos sobre a fraude do INSS e sobre a devolução dos descontos indevidos. O Governo Federal vai enviar um comunicado pelo WhatsApp
Milhões de aposentados e pensionistas sofreram com os descontos indevidos relacionados à fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aliás, o Governo Federal decidiu enviar um comunicado através do WhatsApp para quem ainda não aderiu ao acordo de ressarcimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Gov.br, a mensagem trará um aviso claro e seguro: o beneficiário pode solicitar o reembolso acessando o aplicativo Meu INSS ou comparecendo a uma agência dos Correios habilitada.
Serão enviadas inicialmente mensagens para mais de um milhão de beneficiários. Esse contato é feito exclusivamente pelo canal oficial do Governo Federal no WhatsApp, sem envio de links ou pedidos de dados pessoais e documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Valores começaram a cair na conta de quem fez a contestação
Por outro lado, quem já fez a contestação por meio do aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios os valores começaram a ser pagos na quinta-feira, 24 de julho. Segundo o G1, o primeiro lote irá beneficiar 400 mil pessoas.
Vale lembrar que quem fez a solicitação primeiro receberá já nos primeiros dias, uma vez que os reembolsos seguem a ordem de adesão. Após essa etapa inicial, os pagamentos ocorrerão em dias úteis, com lotes diários de 100 mil beneficiários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Segundo o governo, podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas. O prazo para contestação de descontos indevidos vai até 14 de novembro de 2025.
Os beneficiários que aderirem ao acordo não podem processar o INSS
Já a adesão ao acordo continuará disponível após essa data. Aliás, ao aderir ao acordo, o segurado concorda em receber o ressarcimento por meio administrativo e renúncia ao direito de processar o INSS futuramente pela fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o processo de adesão?
Primeiramente, o beneficiário precisa contestar o desconto indevido (pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios). Assim, a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver resposta, o sistema libera a opção para aderir ao acordo.
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE