Descanse em paz: O adeus cravado de rede de Supermercados gigantesca que o Pão de Açúcar tratou de comprar

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/07/2024 0h10

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O adeus de rede de Supermercados que o GPA tratou de comprar (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre a compra de uma rede de supermercados gigantesca pelo Grupo Pão de Açúcar

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o adeus de uma rede de supermercado gigantesca que teve fim no Brasil e foi vendida para o Grupo Pão de Açúcar. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho do ano de 2002, quando o GPA tratou de comprar uma rede de supermercados gigantesca. Essa que, inclusive, chegou a fazer história e marcou a vida de milhares de consumidores, principalmente os paulistanos na década de 90. Trata-se do Supermercados Sé, fundada ainda na década de 50 e que fez parte do grupo português Jerônimo Martins.

No ano de 1954, a empresa Sé Supermercados foi fundada, e rapidamente cresceu e se expandiu em todo o território nacional. Entretanto, com a virada do século, o grupo português Jerônimo Martins, que eram donos da empresa, acabaram se afundando em dívidas. Dessa forma, a única saída encontrada foi vender 100% de seus negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo Pão de Açúcar surpreendeu ao comprar empresa rival (Foto: Reprodução/ Internet)
Grupo Pão de Açúcar surpreendeu ao comprar empresa rival (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o portal ‘Folha de S. Paulo’, a transação custou para o GPA R$ 375 milhões de reais. O acordo assinado no dia 30 de junho de 2002 previa uma transferência de 100% das ações da Jerônimo Martins Distribuição Brasil ao GPA. A rede de Supermercados Sé possuía em seu poder 60 unidades espalhadas por São Paulo.

loja da Sé Supermercados - Foto; Reprodução/internet
loja da Sé Supermercados fundada em 1954 – Foto; Reprodução/internet

Após a aquisição, o grupo Pão de Açúcar promoveu mudanças e transformou as lojas da ‘Sé Supermercados’ acabaram em Extra, Pão de Açúcar e CompreBem Barateiro. Assim, após a venda da empresa, o dono da rede Sé Supermercados conseguiu quitar os passivos para o final do ano de 2002, já que a dívida acumulada estava batendo a casa de R$ 1,3 bilhões de euros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

 Sé Supermercados (Foto: Reprodução/ Internet)
Sé Supermercados (Foto: Reprodução/ Internet)

Como ficou a situação do GPA após a compra do Sé Supermercados?

A aquisição elevou a concentração do mercado, isso porque, o Pão de Açúcar passou a ser dono de 15% do setor contra 13,6% até junho daquele ano. Fazendo com que a rede aumentasse também o seu poder de negociação com as indústrias. Ainda segundo a ‘Folha de S.Paulo’, com a venda do Sé, o GPA passou a fechar um maior volume de encomendas para as suas lojas.

Quando o Pão de Açúcar foi fundado?

O Pão de Açúcar surgiu no dia 7 de setembro de 1948, conta com sua sede em São Paulo, na capital, e hoje tem mais de 2 mil lojas espalhadas pelo país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.