Tudo sobre a ordem de Lula aos aliados com plano para super novidade no Brasil
Recentemente, o Presidente Lula, por meio do seu Governo, acabou dando o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema nacional de navegação por satélite, uma espécie de “GPS genérico” e com tecnologia própria. De acordo com informações do portal CNN Brasil, o grupo acsbou sendo instituído por resolução do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) aprovada em 1º de julho e tem prazo de 180 dias, prorrogável por igual período, para entregar suas conclusões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, segundo o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), os membros também deve discutir a dependência brasileira de sistemas estrangeiros e elencar todos os passos necessários para chegar a esse “GPS nacional”.
“Elaborar estudos e apresentar ações necessárias para propor uma estratégia de desenvolvimento tecnológico com vistas à implantação de um sistema brasileiro de posição, navegação e tempo (PNT)”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, também acabaram sendo convocadas para trabalhar na elaboração do plano outras nove instituições:
- Comando da Aeronáutica;
- Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações);
- AEB (Agência Espacial Brasileira);
- Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais);
- Telebras
- Laboratório Nacional de Astrofísica;
- Finep (Financiadora de Estudos e Projetos);
- CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos);
- Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.
Assim, o ‘GPS nacional’ vem com o principal objetivo para reduzir a dependência de tecnologias estrangeira, como o Waze. Em suma, as discussões acontecem em meio aos rumores de que Donald Trump poderia “desligar” o GPS no Brasil.
Ao portal CNN, um auxiliar do presidente Lula acabou dizendo que não acredita na possibilidade de o GPS ser desligado no Brasil. Para ele, tal medida só é tomada em “situações de guerra” e poderia causar prejuízos para diversas empresas americanas em atuação no território nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
