Paralisação geral de ônibus HOJE (07): Greve em capital atinge quase 1 milhão e até terror na Uber é antecipado

Tudo sobre a paralisação geral de ônibus nesta terça-feira (7)
Uma notícia de paralisação geral de ônibus nesta terça-feira (7), acaba inclusive antedimento um verdadeiro terror na Uber, que se trata de uma empresa via viagens solicitadas por meio do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grave na capital já atinge quase 1 milhão de cidadãos e agora vocês ficarão por dentro de tudo o que está acontecendo. As informações são do portal H2FOZ.
Conforme a fonte, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários (Sitrofi) comunicou que fará paralisação do transporte coletivo nesta terça-feira, 7, a partir das 9h, no Terminal de Transporte Urbano (TTU). A pauta inclui definições econômicas e relacionadas à jornada de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado feito à fonte, o secretário do sindicato, Rodrigo Andrade de Souza, informou que a decisão foi aprovada em assembleia da categoria. A reunião analisou e rejeitou a contraproposta da Viação Santa Clara, concessionária do serviço de ônibus em Foz do Iguaçu, que mantém 290 empregados.
“Por mais de 20 anos, a jornada de trabalho era de sete horas e dez minutos, com 30 minutos dentro da jornada”, afirmou o diretor do Sitrofi. “O trabalhador saía de casa às 4h e chegava às 13h. Hoje, ele sai às 4h e chega em casa às 16h”, explicou.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ainda de acordo com o secretário, o salário foi reduzido em 3% nos últimos três anos, com a categoria perdendo R$ 1 mil por ano. Sendo assim, os rodoviários estão descontentes desde a caducidade decretada pela prefeitura, que entrou em vigor em março de 2022, e porque muitos até hoje não receberam a rescisão referente ao antigo operador.
“A nova empresa ganhadora da licitação, a Visac, suprimiu vários direitos dos trabalhadores conquistados nos últimos 30 anos”, declarou Rodrigo Andrade de Souza. “E a prefeitura, quando realizou estudo para realizar a licitação, não levou em conta o Acordo Coletivo de Trabalho que o sindicato havia firmado com as empresas nas últimas três décadas”, expôs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Setransbel informou que cerca de 750 mil passageiros usam os mais de 150 itinerários dos 1.200 veículos das empresas.

A prefeitura informou ao H2FOZ que, por meio do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), acompanha as negociações entre o sindicato e a Viação Santa Clara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós só atuamos como mediadores, analisando as propostas e negociações”, disse o superintendente do Foztrans, Gabriel Serafini. “Nosso papel é contribuir para que haja entendimento entre a representação dos trabalhadores e a empresa contratante”, completou.
Diante dessa situação, a greve dos ônibus sem dúvidas tende a fazer o preço do Uber disparar, ou seja, será um verdadeiro terror para aqueles que irão optar por este meio de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, já houve relatos de preços absurdos das viagens de Uber em outras 2 paralisações recentes, no Recife e em Blumenau.
Segundo informações do portal NSC Total, a paralisação dos ônibus que aconteceu recentemente em Blumenau pegou a população de surpresa e dispara preço de corridas. Ou seja, é um fato que pode acabar sendo repetido em Foz.
Como ser motorista da Uber?
Primeiro, cadastre-se na Uber e envie uma foto da CNH com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR”.
Em seguida, a Uber fará uma verificação de segurança e te avisará quando tudo estiver pronto; após a aprovação, basta enviar uma foto do seu CRLV e baixar o aplicativo; pronto: você já está liberado pra rodar!
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]