Grisalhas em apuros: ANVISA baixa decreto e proíbe shampoo nº1 das 60+ após grave descoberta em 2025

ANVISA proíbe o shampoo nº1 entre as grisalhas por riscos à saúde e resolução expõe a gravidade dos fatos
A ANVISA proibiu, por meio da Resolução nº 1.537, no dia 22 de abril de 2025, todos os lotes de um shampoo desamarelador, queridinho e nº 1 entre as 60+, o que representou um grande apuro entre as grisalhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do Activer Silver, da marca WF Cosméticos, amplamente utilizado para neutralizar tons amarelados.
Sendo assim, a partir de informações oficiais da própria resolução, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo todos os dados da proibição e as medidas tomadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda proibida
De acordo com a resolução, a linha estava sendo vendida de forma irregular em plataformas como Shopee, Mercado Livre e o site Maria Bonita.
Inclusive, a publicação da medida no Diário Oficial da União (DOU) em 22 de abril de 2025 reforça a urgência da ação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Afinal de contas, a comercialização do cosmético estava sendo feita sem qualquer tipo de registro sanitário ou autorização de funcionamento da empresa responsável — a qual segue sem nome, CNPJ ou endereço conhecido divulgado.


Medidas:
A fiscalização da ANVISA enquadrou a infração nos artigos 2º e 12 da Lei nº 6.360/1976, além do artigo 6º e inciso I do artigo 67 da mesma lei, e o inciso XV do artigo 7º da Lei nº 9.782/1999, que regula a Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a medida cautelar segue ativa e inclui as seguintes ações:
- Apreensão do produto.
- Proibição de propaganda.
- Suspensão da comercialização.
- Proibição do uso, da distribuição e da fabricação.
A importância da marca e posicionamento:
Apesar dessa resolução, a marca WF Cosméticos ganhou relevância no mercado de nicho, especialmente entre consumidoras 60+ que buscam opções acessíveis e eficazes para cuidados com cabelos grisalhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até o momento, a WF Cosméticos não se manifestou publicamente sobre a proibição imposta pela Anvisa, mas o espaço segue em aberto.
Quais são os riscos de usar cosméticos sem registro?
O Activer Silver se popularizou entre pessoas com cabelos grisalhos por sua promessa de remover o tom amarelado dos fios, conferindo um aspecto mais limpo e brilhante.
No entanto, shampoos desamareladores geralmente contêm pigmentos potentes e ativos químicos, que exigem controle rigoroso de formulação, pH e testes toxicológicos.

Ou seja, sem registro na ANVISA, não há garantia de segurança ou eficácia.
O uso de produtos assim pode provocar:
- Alergias severas;
- Queimaduras no couro cabeludo;
- Reações adversas graves;
- Intoxicações – principalmente em pessoas com maior sensibilidade dermatológica.
Conclusão:
A ANVISA proibiu todos os lotes do shampoo Activer Silver, da WF Cosméticos, por falta de registro sanitário e riscos à saúde.
O produto, queridinho entre as grisalhas, era vendido irregularmente em plataformas online.
A agência determinou a suspensão da venda, uso, fabricação e propaganda do cosmético.
Sem testes e controle, o shampoo pode causar alergias, queimaduras e intoxicações. Mas, para saber sobre mais interdições como essa envolvendo a ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
