Guia traz 4 passos para CLTs sacarem o FGTS bloqueado em 2025

Graças a esses 4 passos simples, será possível sacar o FGTS de forma prática e o melhor é que o desbloqueio é mais simples do que você pensa
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

FGTS em 4 passos (Foto: Divulgação)

Com esses 4 passos práticos, os CLTs poderão acessar o saldo bloqueado do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de forma prática em 2025

Algumas pessoas precisam lidar com o saque bloqueado do FGTS, mas, há 4 passos práticos que permitem o saque tranquilamente em 2025 e todos os CLTs precisam saber da existência deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, é bom saber que o bloqueio pode ocorrer por conta da solicitação do saque-aniversário ou então por conta de financiamentos habitacionais. Dessa maneira, pode ocasionar esse bloqueio.

Além disso, é interessante comentar que esse fundo é especialmente disponibilizado em situações de demissão sem justa causa, saque-aniversário, calamidade pública, aposentadoria, doenças graves, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, você tende mesmo a deixar ele bloqueado. Mas, conforme informações do site oficial da Caixa, é possível ter direito ao saque em 4 passos e vamos comentar sobre eles abaixo.

Como sacar o FGTS bloqueado?

  1. Verifique primeiramente o motivo do saldo estar bloqueado pelo extrato FGTS;
  2. Então, resolva a pendência necessária (empréstimo, ação judicial ou dados pessoais);
  3. Solicite o desbloqueio numa agência da Caixa ou pelo número 4004 0 104;
  4. Opte por uma das modalidades de saque disponíveis no aplicativo FGTS.

Se você ainda está trabalhando, é natural que esse saque esteja bloqueado. Então, você tem a opção de fazer a antecipação do FGTS e ter acesso ao montante mesmo trabalhando.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, isso geralmente faz com que pague uma taxa e por esse motivo, não é tão interessante de se fazer. Sendo assim, evite ao máximo fazer isso, a não ser que seja uma necessidade.

Muitos bancos permitem que você saque o seu FGTS de forma adiantada, mas, para isso, tendem a cobrar de você uma taxa. Com isso, você perde parte do valor que tem direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, não é interessante fazer isso, a não ser que seja uma necessidade. O melhor é usar esse saldo para fazer o financiamento de sua casa, isso te ajuda a ter acesso que tanto precisa.

Quem tem direito ao FGTS?

Qualquer trabalhador com vínculo CLT tem direito a receber o FGTS. Sendo assim, é um direito obrigatório assegurado a todos os CLTs. Logo, se seu patrão não paga, vale entrar na justiça contra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, caso seu vínculo seja PJ, aí a história muda e você de fato não tem direito ao benefício. Sendo assim, é importante entender o que faz você ter direito é ser CLT.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSE ALERTA SOBRE O FGTS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile