O hábito noturno que está acabando com a pele e destruindo a autoestima das mulheres 60

O hábito noturno que está prejudicando a pele e a autoestima de mulheres com mais de 60 anos
Com o crescimento da cultura do autocuidado, os hábitos noturnos ganharam destaque nas redes sociais. Rotinas elaboradas de skincare, com muitos produtos e passos detalhados, viraram símbolo de bem-estar e beleza. No entanto, o excesso de rituais pode estar trazendo o efeito oposto, especialmente para mulheres com mais de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a neurologista e médica do sono Letícia Sóster, do Hospital Israelita Albert Einstein, rotinas muito exigentes antes de dormir acabam gerando estresse e ansiedade. Ao invés de relaxar, muitas pessoas entram em um ciclo de frustração por não verem resultados imediatos, o que compromete diretamente a qualidade do sono.

O corpo precisa entender que está na hora de desacelerar. Por isso, é essencial manter uma rotina leve, previsível e sem cobranças exageradas. Quando o autocuidado vira uma obrigação, perde-se o propósito e os impactos na saúde mental e no sono podem ser negativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do impacto emocional, uma rotina noturna pesada pode prejudicar a saúde da pele. A dermatologista Fernanda Bertanha, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, alerta que o uso excessivo de produtos pode anular os efeitos uns dos outros. Ou seja, mais etapas nem sempre significam melhores resultados.
Ela explica que o acúmulo de ingredientes pode irritar a pele, torná-la mais sensível e até comprometer o tratamento desejado. Isso é especialmente importante para mulheres com mais de 60 anos, cuja pele já passa por mudanças naturais e exige cuidados específicos, mas simples e eficazes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quais são os hábitos noturno que prejudicam a pele das mulheres?
Outro fator que interfere no descanso e na regeneração da pele é o excesso de estímulos antes de dormir. Luzes fortes, cheiros intensos, barulhos e até o simples ato de manipular o rosto constantemente podem ativar o sistema nervoso e dificultar o relaxamento.
Segundo a dra. Letícia, o cérebro precisa de sinais claros de que é hora de desligar. Quando isso não acontece, o sono é interrompido ou superficial, e os danos aparecem logo: cansaço, olheiras, ressecamento da pele e, em muitos casos, queda da autoestima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Simplifique sua rotina
Para manter a beleza e o bem-estar, o ideal é apostar em uma rotina noturna mais simples: lavar o rosto com um produto adequado, aplicar um bom hidratante e, se necessário, um creme de tratamento indicado por dermatologista. Ou seja, o menos, nesse caso, pode ser muito mais.
Mulheres maduras podem (e devem) cuidar da pele, mas sem transformar esse momento em mais uma fonte de estresse. A verdadeira beleza está ligada à leveza, ao sono restaurador e a hábitos saudáveis. Um ritual noturno tranquilo é um passo valioso para manter a pele vistosa e a autoestima alta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosas 60+ na moda: 5 cortes de cabelo afinam e rejuvenescem
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.