Ibope faz parceria com Twitter para medir repercussão dos programas

Na última quarta-feira (07), o Twitter fechou uma parceria com o Ibope Media, unidade de pesquisas de mídia do grupo Ibope, para criar um serviço capaz de mensurar, além da audiência televisiva, o impacto de sua repercussão on-line, segundo informa o jornal Folha de S. Paulo.
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De acordo com a publicação, o ITTR (Ibope Twitter TV Ratings) será uma ferramenta para medir o alcance de conversas e comentários trocados pelos usuários do Twitter sobre o conteúdo que se passa na TV, capturando tudo o que está sendo falado, analisando as palavras-chave da atração.
A pesquisa identificará se a conversa refere-se a um programa de televisão que está no ar. O objetivo é medir quantos usuários estão simultaneamente tuitando sobre o programa, quantos tuítes estão sendo enviados e quantas pessoas estão de fato lendo tais mensagens, segundo as empresas.
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“Vamos poder dizer para as emissoras, minuto a minuto, o que está acontecendo com o total de pessoas que estão assistindo àquele programa e o nível de engajamento que eles estão tendo por meio do Twitter”, diz Orlando Lopes, presidente-executivo do Ibope Media.
Trata-se de uma oportunidade para os produtores de TV e as agências anunciantes direcionarem suas estratégias, segundo Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil. Alguns programas de pouca audiência podem ter grande interação em mídias sociais.
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Esse fato poderá ser levado em consideração pelo mercado publicitário na tomada de decisões, de acordo com as empresas.
“O Twitter é uma plataforma aberta, ao vivo e muito aderente à TV, ou seja, as pessoas assistem à TV e, em tempo real, conversam e comentam sobre o que viram. É o maior sofá do mundo, porque você está assistindo a uma final de novela ou a um jogo de futebol e há, ao mesmo tempo, milhares de pessoas conversando sobre aquele conteúdo”, diz Ribenboim.
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Hoje em dia, 54% dos internautas assistem à TV e usam internet ao mesmo tempo no Brasil. Desses, 38% comentam sobre o que estão assistindo, segundo afirma o Ibope. E 80% deles mudam de canal ou ligam a TV para ver uma programação que foi sugerida ou comentada em uma mensagem recebida pela internet.
As companhias, que não divulgam o valor do investimento feito na ferramenta, estimam que o produto fique disponível para comercialização antes do fim do ano. Mas não a tempo de ser usado para mensurar eventos como Copa e eleições. A data que essa parceria começará a ser posta em prática ainda não foi divulgada.
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