Idade máxima, isenção da CNH e +1 lei: 3 sentenças do documento chegam voando aos idosos 60+ em 2025

Surpreenda-se com 3 sentenças da CNH que chegam voando aos idosos 60+, deixando os brasileiros apreensivos
Uma série de leis de trânsito em vigor em 2025 está trazendo um grande alerta aos motoristas, sendo algo que deixou os idosos em choque com a notícia. Dessa forma, a medida promete atingir bastante o dia a dia dos brasileiros, com a CNH dos idosos tendo 3 sentenças declaradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Olhar Digital, que divulgou a notícia no seu site oficial. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pela fonte. Além disso, com a sua própria redação.

Sabendo disso, os idosos precisam ficar de olho na idade máxima para dirigir no Brasil. Desse modo, com a alteração no CTB em 2021, o tempo de validade da CNH passou a ser o seguinte:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 3 anos para quem tem 70 anos ou mais;
- 10 anos para quem tem menos de 50 anos;
- 5 anos para condutores entre 50 e 69 anos;

Além disso, há a chance dos mais velhos conseguirem a tão sonhada isenção da carteira de motorista. Isso ocorre, pois a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou em 2023 uma proposta que traz a gratuidade dos exames de renovação da CNH para condutores 60+.
Porém, eles devem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o que é uma ótima notícia para milhares.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por fim, vale citar o tempo que os idosos possuem para serem aptos a continuar dirigindo. Assim, é preciso comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da CNH.
Dessa forma, aqueles com idade inferior a 70 serão submetidos aos exames a cada 2 anos e 6 meses, sendo um alerta importante para a população na terceira idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clique aqui para saber mais a respeito de leis para os idosos.
Quantos aposentados existem no Brasil?
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusões finais
Por fim, a medida em vigor promete atingir bastante o dia a dia dos brasileiros, com um grande alerta na CNH dos idosos 60+. Assim, é preciso estar sempre de olho nas mudanças e leis de trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br