Idosos 60+ anos terão isenção de 100% na conta de luz em 2026?

Idosos acima dos 60+ anos terão isenção de 100% na conta de luz em 2026? Descobrimos a resposta

Poucas pessoas sabem, mais uma lista de idosos acima dos 60+ possuem direito a conta de luz gratuita em 2026. Acompanhe os critérios.

03/01/2026 14h02

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Conta de luz / Idosos - Montagem: TVFOCO

Poucas pessoas sabem, mais uma lista de idosos acima dos 60+ possuem direito a conta de luz gratuita em 2026. Acompanhe os critérios.

Em todo o Brasil, a conta de luz é um dos grandes pesadelos da população. Afinal, os valores que para muitos não costuma ter um custo tão baixo assim, chega como uma obrigação mensal e que vira um grande pesadelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, o que muitos não sabem é que, existe a isenção garantida para os 60+. Assim, se você se encaixa no grupo ou conhece alguém que pertence à faixa etária, precisa estar atento ao aviso da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Para quem não sabe, estamos falando da nova Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), uma política pública do Ministério de Minas e Energia, está em vigor após a aprovação da Medida Provisória nº 1.300/2025, convertida na Lei nº 15.235/2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei ampliou o benefício para famílias de baixa renda, incluindo idosos com consumo de até 80 kWh/mês, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, eles precisam atender aos critérios de renda familiar.

Para conseguir, é preciso estar no CadÚnico e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou receber o BPC. A nova lei em questão promete beneficiar milhões de brasileiros que atendem aos novos critérios.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Contas de luz para salvar idosos (Foto: Divulgação)

O que muda com a nova Tarifa Social?

Em suma, com a Medida Provisória nº 1.300/2025 e regulamentação da nova Tarifa Social, passa a existir só uma faixa de desconto. Essa faixa se trata da que oferta desconto de 100% para o consumo até 80 kWh mensais. Por sua vez, a parcela de consumo que passar 80 kWh não recebe o desconto.

Antes, os descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica se davam por degraus de forma progressiva. A regra trazia faixas para consumo de 30 kwh mensais até 220 kwh mensais. Além disso, tinha descontos diferenciados para quilombolas e indígenas. Agora, desde (05) de julho, existe uma só regra que é a gratuidade de consumo até 80 kwh mensais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, veja mais notícias sobre energia elétrica CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.