Idosos 60+ têm direito a 5 benefícios, incluindo isenção do IPTU, graças a lei em vigor em 2025

Lei garante até 5 benefícios para quem tem 60 anos ou mais, incluindo isenção de IPTU, transporte gratuito e prioridade em atendimentos.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Idosos 60+ têm direito a 5 benefícios, incluindo isenção do IPTU (Foto: Reprodução/ Internet)

Lei garante até 5 benefícios para quem tem 60 anos ou mais, incluindo isenção de IPTU, transporte gratuito e prioridade em atendimentos

Todo mundo sabe que os idosos possuem uma série de direitos e vantagens garantidos por lei no Brasil. Porém, existem 5 benefícios que merecem atenção, pois, podem acabar passando despercebidos por muitos devido à falta de informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que os idosos acima dos 60 anos podem contar com benefícios como isenção de IPTU, transporte gratuito, prioridade em atendimentos, entre outros, mas, muitos acabam deixando isso passar, sem exigir o seu direito.

A seguir, veja em detalhes quais são os cinco benefícios, quais os requisitos, como conseguí-los, e muito mais. Ademais, vale destacar que as informações foram divulgadas pelo portal oficial do Governo Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os benefícios dos idosos?

Em resumo, por meio da Carteira do Idoso, a pessoa com 60 anos ou mais, inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com renda individual de até dois salário mínimos possui direito a 5 benefícios.

Um deles é o acesso gratuito ao transporte público, como ônibus, metrôs e trens, disponível em várias cidades do país. Ademais, vale destacar que é necessário conferir as regras de uso cada município.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro direito é o desconto em eventos culturais, como shows, peças de teatro e sessões de cinema, permitindo que os idosos aproveitem mais momentos de lazer com meia-entrada.

Quando o assunto é viajar, também há vantagens: passagens interestaduais de ônibus podem ser gratuitas ou ter desconto, dependendo da disponibilidade e da empresa responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, em algumas cidades, o idoso pode contar com isenção de impostos, como o IPTU, o que representa um bom alívio no orçamento.

Por fim, vale lembrar do atendimento prioritário, que garante mais agilidade em filas e serviços, tanto em repartições públicas quanto em estabelecimentos privados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Se você preencher os requisitos que citamos anteriormente, como ter 60 anos ou mais, ser inscrito no CadÚnico e receber no máximo 2 salários, você pode estar solicitando a Carteira de duas formas:

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso que uma pessoa da família com mais de 16 anos vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e solicite a inscrição levando os seguintes documentos:

Após o registro, os dados serão analisados e, se estiver tudo certo, a família poderá ser incluída nos programas sociais que tiverem direito. Além disso, devem sempre manter o cadastro atualizado.

Por fim, veja: Tem mais de 60 anos e está com nome sujo? Lei em vigor salva idosos das dívidas em 2025

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile