Por que idosos 60, 70 e 80 estão comemorando isenção ou descontão em 6 dívidas em 2026?

Idosos estão fazendo a festa após garantirem um descontão excelente em dívidas do dia a dia
A estabilidade financeira é um desafio contínuo para muitos brasileiros, principalmente idosos, que já comprometem sua renda com gastos em medicamentos, consultas e mais. Assim, com um orçamento frequentemente limitado, a gestão das despesas mensais se torna uma tarefa complexa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o que muitos não imaginam é que existe a possibilidade dos idosos se livrarem dos juros na conta de luz, telefone e outras despesas em atraso, diante de uma lei em vigor desde julho de 2021. Essa situação chega como grande alívio.
Idosos comemorando isenção
Em suma, a lei que garante um descontão aos idosos se trata da Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/2021). O decreto tem garantido mais proteção financeira para pessoas com mais de 60 anos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a legislação traz regras que possibilitam a renegociação de dívidas de forma equilibrada. Assim, é evitado o comprometimento da renda e garantido a preservação das necessidades essenciais.
Além disso, outra realidade é que bancos e instituições financeiras tornam-se impedidos de cobrar juros em excesso ou outras taxas abusivas nos valores em questão. Afinal, o intuito é justamente permitir que os idosos possam reorganizar as finanças sem renunciar itens básicos como moradia, alimentação e saúde.
A legislação traz medidas que garantem uma maior segurança aos idosos de 60, 70 e 80 anos, ou mais, na renegociação das dívidas.
Afinal, quais dívidas podem ser renegociadas?
Em síntese, a Lei do Superendividamento contempla uma série de dívidas pessoais, desde que o devedor tenha adquirido as mesmas de boa-fé. Entre os débitos podemos destacar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Contas de consumo, como água, luz, gás e telefone;
- Faturas de cartões de crédito;
- Empréstimos pessoais e financiamentos;
- Débitos decorrentes de contratos financeiros regulares.
Vale dizer que, para o processo de renegociação das 6 dívidas ocorrerem, o idoso deve buscar a empresa credora e mostrar documentos onde seja comprovado a renda. O intuito não é extinguir as dívidas totalmente, mas, assegurar que as mesmas sejam pagas sem comprometer a qualidade de vida.
Por fim, veja mais notícias sobre benefícios aos idosos CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br