Idosos do INSS, trabalhadores e +1: Revelados os 3 grupos que não receberão o 13º salário em 2025

Alerta geral! 3 grupos estão proibidos de receberem o 13º salário e você precisa saber quais são eles; confira os detalhes
O 13º salário é um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores de modo geral. Afinal, o benefício chega na conta como um montante extra para gastos adicionais, como viagens e compras extras, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste ano de 2025, aposentados do INSS, pensionistas e trabalhadores, estão para lá de ansiosos sobre quando será o pagamento do montante. Mas, até o momento, nenhuma data veio a ser revelada.
Detalhes do benefício
De modo geral, o 13º salário se trata de um direito assegurado pela Constituição Federal, sendo implementado no Brasil no ano de 1962, no governo de João Goulart. Ele é uma gratificação anual paga aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e servidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o mesmo também é conhecido como gratificação natalina. Seu cálculo ocorre com a divisão do salário bruto por 12 e depois disso, fazendo a multiplicação pela quantidade de meses trabalhados.

Grupos que não receberão
Apesar da expectativa sobre o benefício, o que muitos não sabem é que existem 3 grupos que não irão receber o 13º salário. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- O governo não concede o 13º salário àqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), como idosos 60+, pois financia esses benefícios com recursos que não incluem a gratificação;
- Ademais, trabalhadores eventuais que prestam serviços esporádicos, como diaristas independentes ou freelancers, MEI (Microempreendedor Individual) também não possuem direito o 13º salário;
- Por fim, temos os estagiários. Em suma, a regra estabelece que a empresa não concede o 13º salário aos estagiários, mesmo com contratos formais, pois a Lei do Estágio rege essa relação.
Assim, caso você se encaixe em algum desses grupos, é essencial ter em mente que não possui direito ao popular benefício.

Considerações finais
- O montante é um benefício anual garantido pela Constituição Federal, pago a trabalhadores, aposentados, pensionistas e servidores;
- O cálculo do benéfico é feito dividindo o salário bruto por 12 e multiplicando pelos meses trabalhados;
- Ademais, existem alguns grupos que não recebem o 13º salário, como por exemplo:
- Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), como idosos 60+;
- Trabalhadores eventuais, diaristas independentes, freelancers e MEIs;
- Estagiários, cuja relação com a empresa é regida pela Lei do Estágio.
Veja mais notícias sobre o 13º salário CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é MEI recebe 13º salário?
Em suma, o funcionário contratado por um MEI tem direito ao décimo terceiro salário, assim como qualquer outro trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O benefício é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço prestado no ano-base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]