Idosos do INSS devem saber da nova exigência que muda aposentadorias

Alerta geral aos idosos no INSS sobre nova regra que muda completamente o panorama para os aposentados em 2025

03/06/2025 18h05

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos do INSS devem saber da nova exigência que muda aposentadorias - Foto: Montagem

Alerta geral aos idosos no INSS sobre nova regra que muda completamente o panorama para os aposentados em 2025

A aposentadoria do INSS é uma das mais cogitadas por milhões de brasileiros que anseiam o pagamento como nunca. Todavia, os idosos devem saber da nova exigência que muda o benefício em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal O Antagonista, traz à tona maiores detalhes sobre uma nova exigência que muda aposentadorias.

Nova exigência

Em suma, desde o dia (23) de março de 2025, aposentados e pensionistas do INSS lidam com uma grande mudança. Ademais, aqueles que querem autorizar o desconto de parcelas de empréstimos consignados diretamente dos benefícios precisam realizar a identificação biométrica na plataforma Meu INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, a medida visa aumentar a segurança e garantir que apenas os interessados possam autorizar tais transações. Antes, só transações feitas por dispositivos móveis exigiam a autenticação biométrica. Atualmente, a obrigatoriedade é para todos os pedidos de empréstimos consignados que usam o benefício como garantia.

INSS comunica revisão liberada aos aposentados para aumentar salário nesta terça 3/6 - Foto: Montagem
Mudança no INSS atinge aposentados – Foto: Montagem

Proteção máxima

A mudança busca proteger os segurados de ofertas indesejadas e fraudes. Vale dizer que, a identificação biométrica traz uma camada extra de segurança na autorização de empréstimos consignados. Antes da medida, bancos e instituições financeiras podiam ver à margem consignável dos segurados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, era possível oferecer produtos sem o consentimento prévio dos aposentados e pensionistas. Com a biometria, o segurado possui o controle sobre a visibilidade das informações financeiras.

Em síntese, a nova regra impede que instituições financeiras entrem automaticamente nos dados dos segurados, garantindo que somente aqueles que realmente desejam contratar um empréstimo tenham as informações disponibilizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, a decisão de permitir ou não o acesso aos dados financeiros passa a ser exclusivamente do segurado.

Homem segurando notas de real e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)
Homem segurando notas de real e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Considerações finais

  • Desde o dia (23/03/25), aposentados e pensionistas precisam de identificação biométrica no Meu INSS para autorizar empréstimos consignados;
  • Medida visa aumentar a segurança e evitar fraudes;
  • Antes, apenas transações por celular exigiam biometria e agora, vale para todos os pedidos;
  • Ademais, o objetivo é evitar ofertas indevidas de bancos e financeiras;
  • Com a biometria, o segurado controla quem acessa seus dados.

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o valor da aposentadoria do INSS?

Em suma, o valor base do INSS se trata do salário mínimo atual. Assim, para aqueles que recebem o mínimo na autarquia, o montante se trata de R$ 1.518. Por sua vez, o teto do órgão está fixado em R$ 8.157,41.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.