Idosos podem tirar CNH até que idade? Veja o que lei de trânsito em vigor diz em 2025

Idosos podem tirar CNH até que idade? Veja o que lei de trânsito em vigor diz em 2025; veja todos os detalhes agora

22/08/2025 13h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos podem tirar CNH até que idade? Veja o que diz a lei (Foto: Canva/Montagem Sandra)

Idosos podem tirar CNH até que idade? Entenda o que diz a lei em 2025

No Brasil, a idade mínima para tirar a CNH é de 18 anos. Para conquistar o documento, é obrigatório passar por treinamentos, provas e exames médicos em clínicas credenciadas. Além disso, o condutor precisa renovar periodicamente a carteira de motorista para garantir que está apto para dirigir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dúvida frequente é se existe idade máxima para idosos tirarem CNH. A resposta é simples: não há limite de idade. O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece restrições quanto à idade máxima, permitindo que pessoas com mais de 60 anos possam se habilitar normalmente.

Ou seja, os idosos podem tirar CNH e dirigir legalmente, desde que cumpram as mesmas exigências dos demais candidatos: frequentar autoescola, pagar taxas, realizar exames médicos e provas práticas e teóricas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é necessário para obter a CNH?

A Resolução nº 789/2020 do Contran divide o processo de formação de condutores em cinco etapas:

  • Avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental em clínicas credenciadas;
  • Curso técnico-teórico de 45 horas, incluindo legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e funcionamento do veículo;
  • Prova teórica aplicada pelo Detran ou por entidade credenciada;
  • Curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula, realizado em autoescola;
  • Exame prático de direção, aplicado por examinadores credenciados.

Para iniciar o processo, é necessário ter 18 anos completos, saber ler e escrever, apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como fazer o licenciamento da CNH?

Ou seja, você pode fazer o procedimento de forma simples:

  • Informe o número do Renavam;
  • Pague a taxa em bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander) via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico;
  • Após o pagamento, baixe ou imprima o documento digital pelo site do Detran-SP, Poupatempo ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O documento pode ser salvo no celular ou impresso em papel sulfite comum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Liberação rápida com a LIVE

O Detran-SP implantou o serviço LIVE – Liberação Instantânea de Veículos. Com ele, é possível solicitar a liberação online assim que o veículo chega ao pátio. Logo, o ofício digital é emitido após o pagamento das pendências, agilizando o processo.

O que causa a suspensão da CNH?

Em suma, a suspensão da CNH pode ocorrer de duas formas: pelo acúmulo de 20 pontos em infrações no período de 12 meses ou pelo cometimento de infrações gravíssimas que já preveem essa penalidade. Portanto, essas últimas são chamadas de Infrações Suspensivas e não exigem o acúmulo de pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei garante desconto em multas de trânsito para idosos 60+

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.