Tudo o que você precisa saber sobre a inserção na conta de luz dos idosos
A título de informação, todos os meses, muitos brasileiros enfrentam dificuldades para pagar suas contas, como luz, água e internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o custo de vida alto e os salários muitas vezes insuficientes tornam essa tarefa um verdadeiro desafio. Apesar disso, existem alguns programas que surgem como uma forma de aliviar essas dívidas e oferecer um pouco de fôlego para quem tanto precisa.
TARIFA SOCIAL
Nesta quarta-feira, dia 21, vocês saberão todos os detalhes sobre o programa Tarifa Social do Governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, o Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do governo brasileiro que oferece desconto na conta de luz para famílias de baixa renda.
Assim, o benefício é concedido automaticamente para quem está inscrito no Cadastro Único e atende aos critérios exigidos, como renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além de R$1518: Regra do INSS confirma até quanto se recebe ao se aposentar por idade
● Vitor Roque e +6 FORA? Abel Ferreira pode perder 7 jogadores no Palmeiras para o clássico contra o São Paulo
● Detran comunica proibição que pode suspender CNH de motoristas da categoria B; veja como evitar
O desconto varia conforme o consumo mensal de energia. O objetivo do programa é garantir o acesso à energia elétrica a preços mais acessíveis, ajudando milhões de brasileiros a manterem suas contas em dia e melhorarem sua qualidade de vida.
ENTENDA
De acordo com informações do portal GOV.BR, as famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz. A segunda faixa de desconto é de 40% e pode ser aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês. A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, de acordo com a fonte, as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único, as condições são diferentes.
Até 50 kWh mês, a conta de energia tem desconto de 100%. Para a faixa de consumo de 51 kWh a 100 kWh mês, o desconto é de 40%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por último, há abatimento de 10% para a faixa de consumo de 101 kWh a 220 kWh mês. Para a faixa de consumo acima de 220 kWh mês não há desconto.
QUAL É O NÚMERO DE IDOSOS INADIMPLENTES NO BRASIL?
Atualmente, cerca de 13,3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos estão inadimplentes, representando aproximadamente 19% do total de devedores no país. Esse número cresceu 45% entre 2019 e 2024, impulsionado por fatores como o aumento do custo de vida, gastos com saúde e apoio financeiro a familiares.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.