Iguatemi, Eldorado e Aricanduva: Lei em vigor em SP em 2025 traz proibição que acerta shoppings populares

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/02/2025 22h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei em vigor em SP em 2025 traz proibição que acerta shoppings - (Montagem / TV FOCO)

Nova legislação em São Paulo atinge em cheio shoppings com proibição. A decisão sobre a nova lei traz surpresas e reviravoltas; veja agora

Um dos lugares mais frequentados são os shoppings. O ambiente proporciona lazer e é um ótimo local para quem deseja fazer compras. Entretanto, assim como alguns estabelecimentos, o espaço também precisa de leis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o assunto de hoje traz uma lei em vigor na cidade de São Paulo com proibição que acerta shoppings populares como Iguatemi, Eldorado e Aricanduva.

Lei dos shoppings

De acordo com o time do TV FOCO especialista em legislação, a partir de dados divulgados no portal ‘notícas.stf’, uma lei municipal do estado de São Paulo é anunciada e tem decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o STF decidiu que as lei municipais de SP ao qual obriga que os shoppings possuam um ambulatório médico ou serviço de pronto socorro são inconstitucionais. Isso significa que, a legislação não é válida por ir contra a Constituição.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Leis queriam obrigar shoppings a manterem ambulatório funcionando (Foto: Divulgação)

Portanto, ainda segundo a fonte, a ordem foi tomada após a Associação Brasileira de Shoppings Center (Abrasce) entrar com um recurso.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Após isso, acabou sendo reconhecido que as leis que exigiam a presença de um local de emergência nos shoppings são ilegais, por invadir a competência da União, afrontar a livre iniciativa e não terem correlação com a prestação de serviços.

Por outro lado, criar uma estrutura com ambulatório acarretaria em altos custos, além de multas para quem não adotasse a nova legislação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, a norma que atingiria todos os shoppings da cidade seriam atingidos, mas pela desaprovação da lei, isso não irá acontecer.

Considerações finais

  • Em suma, a cidade de São Paulo aderiu uma nova lei que obrigava shoppings a terem ambulatórios;
  • Todavia, o STF decidiu que a legislação é inconstitucional, ou sejam que vai contra a Constituição e, portanto, acabou sendo retirada de vigor.

Confira mais notícias sobre shoppings CLCIANDO AQUI

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei – Foto: Internet

QUANTOS SHOPPINGS TEM EM SÃO PAULO?

Até 2024, São Paulo tinha cerca de 193 shopping centers. O Estado é o maior com empreendimentos desse tipo e depois dele, vem o Rio de Janeiro com 71. E boa parte dos empreendimentos ficam na capital, então, uma lei como a que citamos, geraria enormes custos aos empreendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.