Análise do TripAdvisor revela que novo queridinho desbanca os gigantes Iguatemi SP e Cidade Jardim; Entenda a competição e como o luxo se tornou sinônimo desse nome
A disputa pela preferência do consumidor, ainda mais os de alto padrão em São Paulo, ao que parece, atingiu um novo patamar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De fato, o luxo na capital sempre foi sinônimo de shoppings pioneiros como o Iguatemi São Paulo e do exclusivo Cidade Jardim; no entanto, de acordo com o ranking do TripAdvisor, existe não apenas uma virada interna, como dados que deixam esses dois gigantes chorando ao serem desbancados por um novo queridinho entre paulistas e paulistanos.
Isso porque o JK Iguatemi superou o próprio “irmão mais velho” (Iguatemi) no índice de satisfação do público. Além disso, superou igualmente o Cidade Jardim, o qual, apesar do forte apelo e arquitetura única, está em terceiro lugar no ranking mencionado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, levando em consideração esses mesmos dados, revelamos como essa competição dentro do mesmo grupo catapultou o JK à liderança, fazendo com que ele ultrapassasse não apenas seu concorrente direto, mas também (de certa forma) o fundador da marca.
MAS ATENÇÃO!
A análise baseia-se exclusivamente nas avaliações dos usuários do TripAdvisor e não representa um ranking oficial das empresas ou do setor. No TripAdvisor, os usuários atribuem notas de 1 a 5, com base em relatos de experiência real.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, essa matéria não tem como intuito fomentar ainda mais a rivalidade e sim fazer um comparativo entre eles e apontar o que provavelmente faz uns terem mais preferência do que outros em uma cidade tão plural e diversa como São Paulo.
Uma competição entre gigantes
Conforme destacamos acima, nesta lista, enquanto o Cidade Jardim atua como um concorrente externo, os comparativos entre o JK Iguatemi e o Iguatemi São Paulo ganham um tempero especial, pois ambos pertencem ao mesmo grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que os próprios consumidores votaram, o JK conseguiu essa proeza ao apostar em uma localização com perfil de público mais contemporâneo:
Localização:
O JK Iguatemi se localiza na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, na Vila Olímpia, em frente ao Parque do Povo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele aproveita a localização no polo financeiro Faria Lima/Jardins e atende executivos e moradores ricos que buscam conveniência e modernidade.
Já seu “irmão”, o Iguatemi São Paulo, é um dos mais antigos do país (inaugurado ainda em 1966) e fica na Av. Faria Lima, Jardins.
Ele mantém a clientela fiel e tradicional, priorizando o acesso facilitado por transporte público e táxi do centro, focando em famílias de alto poder aquisitivo que frequentam o empreendimento há décadas.
Por fim, o luxuoso Cidade Jardim se localiza no Morumbi, integrado ao complexo Parque Cidade Jardim, e seu acesso depende mais do carro particular, embora ofereça estacionamento amplo e controlado.
Mix de lojas:
Quanto ao mix de marcas, diferencia bastante, mas a satisfação do público mostra que o design do JK agradou mais:
- O JK Iguatemi possui cerca de 211 lojas, com âncoras de puro luxo (Gucci, Chanel, Prada). Ele foi projetado justamente para ser o mais luxuoso no coração financeiro e atrair um perfil de cliente que valoriza a estética e a integração urbana;
- O Iguatemi São Paulo, apesar de ser o maior em número de lojas (330), foca em manter a tradição. A administração destacou que mantém 97,7% da área ocupada e trabalha para atrair flagships globais (como a nova Tiffany) para reforçar sua relevância;
- Já o Cidade Jardim conta com mais de 200 lojas, muitas exclusivas no país (Balmain, Dior, Hermès, Louis Vuitton), apostando na exclusividade absoluta para o seu público ultra-abastado.
Estrutura e arquitetura:
O JK Iguatemi ganhou a disputa de satisfação no TripAdvisor principalmente pela sua estrutura:
A arquitetura moderna, projetada pela Arquitectonica, utiliza grandes painéis de vidro que maximizam a iluminação natural e integram o mall ao Parque do Povo.
A circulação é ampla e retangular, com pisos claros, e usuários elogiam o elevado grau de limpeza, conforto e a amplitude dos corredores, que resulta no melhor índice de satisfação.
Já o Iguatemi São Paulo é um edifício mais fechado, construído em 1966 e possui características comuns desse tipo de empreendimento.
Por fim, o Cidade Jardim aposta na arquitetura open air, ou seja, naquele estilo galeria aberta, com grandes jardins internos, oferecendo uma experiência cenográfica de luxo. No entanto, não é todo consumidor que curte esse estilo de centro comercial, o que pode ter contribuído para que ele estivesse em terceiro lugar.
Restaurantes:
Na gastronomia, o JK Iguatemi foi elogiado pelo espaço moderno. Já o Iguatemi São Paulo investiu em flagships gastronômicas, enquanto o Cidade Jardim disponibiliza 21 restaurantes elegantes e um cinema 100% VIP, destacando-se no lazer.
O que falam de cada um?
A análise reforça a razão da ascensão do JK Iguatemi:
- JK Iguatemi: Usuários citam o elevado grau de limpeza, conforto e amplitude. Seu design moderno agrada o público mais exigente, resultando no melhor índice de satisfação;
- Iguatemi São Paulo: Tem história e prestígio, reúne muitas lojas e atende bem famílias tradicionais, ganhando novidades recentes (rooftop e teatro);
- Cidade Jardim: Destaca-se pela beleza do lugar e pelos restaurantes badalados, além de um cinema visto como 100% VIP.
Veja as imagens de cada um deles abaixo:
Quando o JK Iguatemi nasceu?
O Shopping JK Iguatemi nasceu em 2012. Conforme mencionamos acima, ele foi projetado com o intuito de ser um shopping center de luxo.
Além disso, ele foi resultado de uma sociedade entre a Iguatemi – Empresa de Shopping Centers e a WTorre, conforme exposto pelo portal Zap Imóveis. Mas, para saber mais informações sobre outros shoppings e afins, clique aqui*.
