Imperdoável: Nova lei de trânsito entrará em vigor em BH, MG, em 2026, com proibição que atinge animais

Lei de trânsito anunciada em Belo Horizonte confirma proibição no trânsito que acerta em cheio os animais a partir de 2026
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei de trânsito (Foto: Divulgação)

Lei de trânsito severa em Belo Horizonte, capital de Minas Grais, traz uma proibição que acerta os animais a partir de 2026 e precisa ser respeitada

Uma lei sancionada em Belo Horizonte, que tinha previsão de entrar em vigor apenas em 2031, sofreu uma redução. Dessa maneira, ela passará a valer em 2026 e todos precisam de atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trânsito de Belo Horizonte é um dos mais movimentados do Brasil e já se equipara com o de São Paulo, que é o mais caótico de todos. E essa lei que acerta o trânsito, de forma indireta em BH, merece atenção.

O time de especialistas em trânsito do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Câmara Municipal de BH, traz agora os detalhes da mudança dessa nova lei no trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ACERTA O TRÂNSITO

PROIBIÇÃO DE ANIMAIS

A partir do dia 22 de janeiro de 2026, está proibido a utilização de veículos de tração animal, em Belo Horizonte. Graças a Lei 11.611/2023, esse tempo sofreu uma redução.

Em resumo, anteriormente, a Lei municipal 11.285/2021 estipulava 2031 como a prazo limite para o fim definitivo do uso dos veículos de tração animal na capital mineira, mas, a data mudou.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto tem como objetivo evitar o sofrimento que é impingido aos equinos durante a jornada de trabalho. Por anos, os cavalos são usados em carroças.

Mas, em Belo Horizonte essa história irá mudar no trânsito. Vale lembrar que carroças sempre transitaram livremente nos trânsitos do Brasil. Mas, com a evolução dos carros, a frequências de carroças caiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, não significa que ainda não são muito usadas. Dessa maneira, Belo Horizonte desponta como uma das capitais que se preocupa com o bem-estar dos animais.

A lei espera que a substituição dos veículos de tração animal por modelos de tração motorizada seja efetivada até 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS

Graças a uma lei de trânsito em vigor em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que só passará a valer em 2026, veículos com tração animais estarão proibidos de circular. Dessa maneira, os donos de carroças precisarão se ajustar.

EXISTE UMA LEI FEDERAL?

Não, mas, assim como em BH, há outras cidades que já proibiram a veiculação de carroças no trânsito, como, por exemplo, o Rio de Janeiro. Geralmente são iniciativas municipais.

ALÉM DISSO, VEJA VIRADA QUENTINHA QUE ACERTA BH

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile