“Muito importante”: INSS comunica nova vitória em agosto para salvar 2,7M no Brasil

Tudo sobre a iniciativa do INSS que chega com vitória em agosto para salvar 2,7M no Brasil.

14/08/2025 16h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Tudo sobre a iniciativa do INSS que chega com vitória em agosto para salvar 2,7M no Brasil

O INSS, autarquia de suma importância para milhões de brasileiros, acaba de comunicar uma nova vitória neste mês de agosto, para salvar 2,7M no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, de acordo com informações do portal GOV.BR, o órgão, sempre visando ser o mais inclusivo possível, está oferecendo atendimento especializado para pessoas surdas.

De acordo com a fonte, o agendamento acaba sendo feito pela Central Telefônica 135, com o apoio de uma pessoa de confiança para realizar a ligação. O atendimento exclusivo para a pessoa surda que se comunique em Libras e acaba sendo realizado por servidor do INSS treinado para este tipo de atendimento, por meio de videoconferência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Dessa forma, isso corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos que apresentam a deficiência e, destes, 2,7 milhões têm surdez profunda. Ou seja, a iniciativa do INSS é vital para um melhor atendimento a todos os públicos.

Assim, a oferta de atendimento em Libras é muito importante para garantir a inclusão social e a humanização no atendimento para pessoas surdas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Confira a seguir as formas de atendimentos disponíveis:

• Atendimento Virtual (fora da agência)
Realizado fora da agência do INSS, por meio de videoconferência. Ou seja, o segurado surdo recebe o atendimento sem sair de casa

 Atendimento Remoto (na agência, por videoconferência)
A pessoa se dirige a uma agência do INSS, no dia e hora marcados. Assim, acabam sendo atendidas por videoconferência.

• Atendimento Presencial em Libras
Presencialmente, com servidor que atende em Libras; por enquanto, disponível apenas nas agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, mas não menos importante, o agendamento para atendimento especializado para pessoas surdas pode ser feito, por um ouvinte de sua confiança, pelo telefone 135, ou pelo próprio surdo diretamente em uma agência de atendimento do INSS.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.