Incêndio, crise e extinção: O devastador fim de uma das maiores emissora de TV ao ter falência decretada

Emissora gigante fechou as portas
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar o fim de um grande empreendimento. Até mesmo as emissoras de TV se encaixam nessa situação. Tanto que falaremos sobre o desfecho devastador de um grande canal de televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito da TV Excelsior. Ela foi uma rede de televisão aberta brasileira sediada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pertencia ao Grupo Simonsen de Mário Wallace Simonsen, que também era sócio da extinta companhia aérea Panair do Brasil.
A emissora, vale dizer, ficou apenas 10 anos no ar e acabou sendo pioneira em vários assuntos. De acordo com informações do portal Memórias da Ditadura, a emissora fez modificações preciosas para a nova linguagem da TV, além de oferecer altos salários e inovou com a programação horizontal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da repetição do mesmo programa no mesmo horário em dias diferentes, e também apostou na programação vertical, com uma sequência de programas pensada para que o telespectador não mudasse de canal. A TV Excelsior também foi pioneira na utilização de jingles musicais para anunciar a próxima atração.
Além disso, foi pioneira no Brasil na previsão do tempo e a hora certa. A emissora foi a primeira a ter um logotipo: dois círculos e uma circunferência que formavam um triângulo voltado para baixo. Suas mascotes eram duas crianças, chamadas de Ritinha e Paulinho, que protagonizaram diversas vinhetas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Emissora teve que fechar as portas em meio a dívida (Foto: Reprodução/ Internet)
Em 1964, a Excelsior começou a passar por inúmeros problemas causados pela pressão da ditadura militar, que a forçou a tirar programas do ar, os quais traziam renda à emissora. As intervenções dos militares às empresas do grupo Simonsen deveram-se ao fato do empresário ter apoiado o presidente João Goulart.
Dois incêndios atingiram a emissora, ambos na Vila Guilherme: o primeiro foi em agosto de 1969, de pequeno porte, destruindo apenas um pequeno cenário. O segundo foi em julho de 1970, que destruiu quase todos os estúdios e boa parte do acervo de imagens. Este último incêndio contribuiu para o fim definitivo da Excelsior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que a TV Excelsior fechou as portas?
No início de 1970, a Excelsior estava completamente esgotada, sem patrocinadores, e com vários problemas internos que não se limitavam apenas às dívidas. Foi estipulado um prazo para obrigar a emissora a “acertar as contas” com o governo Médici, o canal não honrou nenhuma de suas dívidas e foi extinto.

TV Excelsior teve que fechar as portas em meio a dívida (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br