Incêndio e perda total: 2 tragédias obrigam mercado nº1 de Recife, PE, a paralisar atividades em 2025

Mercado no Recife precisa encerras atividades provisoriamente após incêndio
No último sábado, 12, um incêndio atingiu um mercado, localizado na Zona Oeste do Recife, resultando na paralisação temporária de um dos centros comerciais mais populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 14, reunimos todas as informações sobre o ocorrido, que envolveu o incêndio no Mercado da Madalena e a destruição de dois boxes comerciais.
Inaugurado em 6 de fevereiro de 1925, o Mercado da Madalena é visto como um dos mais movimentados e simbólicos da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, o que aconteceu?
De acordo com informações da Prefeitura do Recife, as chamas atingiram dois boxes.
Felizmente, não houve feridos, segundo apurações do TV Foco e informações do G1.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 1h da madrugada e conseguiu controlar o fogo rapidamente.
Ainda de acordo com a prefeitura, a causa do incêndio está sendo investigada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagens enviadas a Globo mostram chamas intensas ao redor do que parece ser um carro em chamas dentro do mercado, pouco antes da chegada dos bombeiros.
Porém, os bombeiros não comentaram a presença do carro dentro das instalações do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estragos
Além da área principal do mercado, outras lojas vizinhas também sofreram impactos com o incêndio, resultando em prejuízos consideráveis.
Juliana Bezerra, comerciante que mantém uma loja de peixes ornamentais no local, relatou à TV Globo que perdeu tudo com o fogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro comerciante afetado foi o engenheiro civil Peterson Stangl, responsável por uma sapataria que funciona no mercado há mais de 80 anos. Ele também teve parte de seu box danificado.

Posicionamento da Prefeitura do Recife
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura do Recife informou que, após o controle das chamas, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil foi ao local.
Desse modo, a Prefeitura identificou que o incêndio atingiu diretamente duas operações comerciais.
Com base nessa vistoria, a Prefeitura suspendeu as atividades internas do mercado para realizar a limpeza e a avaliação técnica da rede elétrica.
Ainda segundo a Defesa Civil, os técnicos não identificaram danos estruturais graves.
No entanto, por segurança, a equipe isolou a área afetada e interrompeu temporariamente o fornecimento de energia elétrica.

Quando o mercado voltará a funcionar?
Por fim, a Prefeitura espera que as operações não diretamente atingidas retomem o funcionamento dentro de até 72 horas — ou seja, até a próxima terça-feira, dia 15.
Vale lembrar que o Mercado da Madalena passou por obras de melhoria em 2022, com recuperação da cobertura e modernização da rede elétrica.
Segundo o diretor-presidente da Conviva, entidade responsável pela gestão do espaço, essa modernização da rede elétrica foi fundamental para evitar que o incêndio se alastrasse por toda a estrutura.

Considerações finais
Em suma, um incêndio atingiu o Mercado da Madalena, situado na Zona Oeste do Recife, no último sábado, 12, e obrigou o local a fechar temporariamente.
Veja mais matérias sobre Recife clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.