Indicado ao Emmy, "Velho Chico" saiu do catálogo de vendas da Globo por ser "regional demais" - TV Foco https://tvfoco.uai.com.br/indicada-ao-emmy-velho-chico-saiu-catalogo-de-vendas-da-globo-por-ser-regional-demais O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 26 Sep 2025 17:59:37 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Indicado ao Emmy, “Velho Chico” saiu do catálogo de vendas da Globo por ser “regional demais” https://tvfoco.uai.com.br/indicada-ao-emmy-velho-chico-saiu-catalogo-de-vendas-da-globo-por-ser-regional-demais/ Wed, 27 Sep 2017 15:27:34 +0000 http://www.otvfoco.com.br/?p=537943 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Domingos Montagner e Camila protagonizam Velho Chico. (Foto: Reprodução)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Domingos Montagner e Camila Pitanga protagonizam "Velho Chico". (Foto: Reprodução)

Domingos Montagner e Camila Pitanga protagonizam “Velho Chico”. (Foto: Reprodução)

Depois da cerimônia principal do Emmy, que ocorreu no último dia (17), e que engloba apenas produções norte-americanas, foi divulgada nesta quarta-feira (27) a lista completa dos indicados ao Emmy Internacional, que dá a oportunidade para que profissionais e produções de quase todo o mundo possam concorrer ao principal prêmio da televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo, como sempre, teve profissionais e atrações indicadas — seis nesta edição — , e talvez uma surpresa: “Velho Chico”. A novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita em parceria com o seu neto, Bruno Luperi, terminou com audiência razoável e não caiu muito no gosto do público. Entre os problemas apontados pela crítica na época estava a estética do folhetim, que fugia do padrão convencional, uma marca do diretor artístico Luiz Fernando Carvalho, que apostou em um estilo lúdio e contemplativo.

+ “Justiça”, “Velho Chico”, “Totalmente Demais” e Adriana Esteves são indicados ao Emmy Internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção, que chegou ao fim sem o seu protagonista, Domingos Montagner, vítima de um afogamento no Rio São Francisco, ficou de fora do catálogo de vendas da emissora para o mercado internacional. Entre as justificativas da Globo para essa decisão, está a de que a novela é “regional demais”, por ser ambientada no nordeste e por dar destaque ao Rio São Francisco, que pode não ser tão conhecido internacionalmente. É justamente por isso que a indicação da trama à premiação internacional causou surpresa e fez com que a decisão da Globo se tornasse questionável: como uma novela, que tem sua regionalização como problema para o público estrangeiro, consegue conquistar o júri e ser indicada ao prêmio internacional?

Vale dizer que a trama ainda aborda temas universais, como romance, política e a relação do homem com o meio ambiente. A atitude da Globo se mostra equivocada por também omitir que uma produção que valoriza a cultura de outra região brasileira — indo além do tradicional eixo Rio-São Paulo — seja exportada.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A presença do folhetim no Emmy 2017 pode comprovar a ideia de que a justificativa de ser “regional demais” não apaga o fato da trama ainda assim apresentar qualidade visual, cultural e narrativa que seriam suficientes para que ela pudesse sim ser negociada com outros canais e conquistar o público estrangeiro. A indicação da novela ao prêmio também pode e deve fazer a Globo rever a decisão de deixá-la de fora do catálogo de vendas para o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Indicado ao Emmy, “Velho Chico” saiu do catálogo de vendas da Globo por ser “regional demais” appeared first on TV Foco.

]]>